Notícias

Exercícios Espirituais da Quaresma: Papa sairá do Vaticano em ônibus

A Prefeitura da Casa Pontifícia divulgou o programa dos Exercícios Espirituais programados entre […]

A Prefeitura da Casa Pontifícia divulgou o programa dos Exercícios Espirituais programados entre 9 e 14 de março para o Papa e toda a Cúria. Este ano, como já anunciado, serão realizados na Casa Divin Maestro, na localidade de Ariccia, a cerca de 40 km de Roma.

O tema inspirador das reflexões será “A Purificação do Coração”, e as meditações serão propostas por um pároco do clero de Roma, Pe. Angelo De Donatis, da Igreja São Marcos Evangelista.

No dia 9, às 16h, o grupo se reunirá diante da Sala Paulo VI, e partirá de ônibus, rumo a Ariccia. A viagem dura 45 minutos. Já no final da tarde, estão previstas as Vésperas, uma meditação inicial e a adoração eucarística. Nos dias seguintes, o programa começará cedo, com a missa às 7h30. Até sexta-feira, 14, o Papa, os cardeais, bispos e colaboradores farão meditações duas vezes por dia, até o momento de retornar ao Vaticano.

Segundo Santo Inácio de Loyola, “entende-se por Exercícios Espirituais qualquer modo de examinar a consciência, meditar, contemplar, orar vocal ou mentalmente e realizar outras atividades espirituais”. Esta metodologia de desenvolvimento espiritual, “será ainda mais aproveitada quanto mais se apartar de todos os amigos e conhecidos, e de qualquer preocupação terrena, mudando-se, por exemplo, da casa onde morava e tomando outra casa ou quarto, habitando o mais secretamente que puder; de maneira que esteja em sua mão ir cada dia à missa e a vésperas, sem temor de que os seus conhecidos lhe sejam causa de impedimento”.

Na vigésima Anotação de suas Orientações para os Exercícios, o santo espanhol afirma que “desta separação, seguem-se três proveitos principais: O primeiro é que, ao apartar-se de amigos e conhecidos assim como de negócios não bem ordenados para servir e louvar a Deus nosso Senhor, não pouco merece diante de sua divina majestade; o segundo é que, estando assim apartado, e não tendo o espírito repartido por muitas coisas, mas pondo todo o cuidado numa só coisa, como servir a seu Criador e aproveitar a sua própria alma, usa das suas potências naturais mais livremente, para buscar com diligência o que tanto deseja; o terceiro é que, quanto mais a nossa alma se acha só e apartada, tanto mais apta se torna para se aproximar e unir a seu Criador e Senhor. E quanto mais assim se une, mais se dispõe para receber graças e dons da sua divina e suma bondade”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno