Notícias

Sínodo da Família, mais um passo no caminho de Francisco

O caminho reformador da Igreja Católica, idealizado por Francisco, o Papa da misericórdia, […]

1_0_781830O caminho reformador da Igreja Católica, idealizado por Francisco, o Papa da misericórdia, prevê este ano, de 5 a 19 de outubro, um evento importante: a Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que refletirá sobre a Família e sua atual diversidade e complexidade. Para entrar neste encontro com uma base realística sobre a situação da família no mundo inteiro, o Papa mandou enviar às dioceses um questionário sobre questões concernentes a vários aspectos da vida familiar.

A iniciativa surpreendente do Papa abriu caminho para uma nova atmosfera de confiança no laicato, e com ela, a expectativa de mudanças profundas nas estruturas e numa visão de Igreja participativa, menos autoritária e defensiva.

“A nossa reflexão – disse Francisco no recente Consistório, em fevereiro – terá sempre presente a beleza da família e do matrimônio, a grandeza desta realidade humana tão simples e ao mesmo tempo tão rica, cheia de alegrias e esperanças, de fadigas e sofrimentos, como toda a vida”.

Explicando o enfoque que quer dar à pastoral familiar, o Papa adiantou que “serão aprofundas a teologia da família e a pastoral a se empreender nas condições atuais”; mas pediu: “façamo-lo com profundidade e sem cair na casuística, porque isto reduziria inevitavelmente o nível do nosso trabalho”. E concluiu reafirmando a necessidade de uma “pastoral inteligente, corajosa e cheia de amor”.

Como sempre, o Programa Brasileiro vai acompanhar o evento de perto. Nosso objetivo será oferecer uma abordagem ampla das questões em debate, a partir de pontos de vista diferentes. Hoje, começamos ouvindo um leigo, Moysés de Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, movimento de leigos nascido no Brasil e atualmente presente em vários países. Consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, ele contribuiu de modo especial no Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia em 2005, quando foi nomeado pelo Papa como leigo auditor.

 

 

 

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store