Notícias

Descontração marca encontro entre o Papa e Obama

O Papa Francisco recebeu em audiência esta manhã, no Vaticano, o Presidente dos […]

1_0_785353O Papa Francisco recebeu em audiência esta manhã, no Vaticano, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Tratou-se do primeiro encontro entre os dois. Em julho de 2009, Obama foi recebido no Vaticano por Bento XVI.

Um forte esquema de segurança marcou a visita do Presidente dos Estados Unidos. Barack Obama chegou escoltado por um cortejo de mais de 50 carros, com a bordo dezenas de agentes das forças especiais. No pátio de S. Damaso, ele foi acolhido pelo Prefeito da Casa Pontifícia, Dom Georg Ganswein, com um piquete da Guarda Suíça.

O Papa acolheu seu hóspede com um “welcome” (bem-vindo), ao qual Obama respondeu que é uma grande honra encontra-lo, já que é um grande admirador de Francisco, agradecendo a audiência. A seguir, foi a vez do colóquio privado a portas fechadas, com dois intérpretes.

No encontro que durou 50 minutos – informa uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé – houve “uma troca de pontos de vista sobre alguns temas pertinentes à atualidade internacional, desejando-se para as áreas de conflito o respeito pelo direito humanitário e pelo direito internacional e uma solução negociável entre as partes envolvidas”.

No contexto das relações bi-laterais e da “colaboração entre Igreja e Estado – prosseguiu o comunicado – concentraram-se sobre questões de especial relevância para a Igreja no país, como o exercício dos direitos à liberdade religiosa, à vida e à objeção de consciência, além do tema da reforma migratória”. Por fim, conclui a nota, “foi expresso o comum empenho no combate ao tráfico de seres humanos no mundo”.

Depois das fotos oficiais, houve a troca de presentes. Francisco presenteou seu hóspede com uma cópia da sua Exortação “Evangelii Gaudium” – que Obama disse que “provavelmente” lerá no Salão Oval, quando se sentirá frustrado, encontrando no texto força e calma.

Já o Papa ganhou uma caixa com sementes de frutas e verduras provenientes da horta da Casa Branca. “Uma parte das sementes é para o senhor. A outra parte será doada como obra de caridade em homenagem a Sua Santidade. Se tiver a oportunidade de vir à Casa Branca, poderá visitar o jardim”, disse Obama a Francisco, que respondeu: “Por que não?”.

 

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store