Notícias

Efau: alunos cursam Ensino Médio e recebem qualificação profissional

Com ênfase na agricultura e pecuária, a instituição oferece atendimento integral aos estudantes.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_TXT_03_04_2014A equipe do Programa Pai Eterno visitou a Escola Família Agrícola de Uirapuru (Efau), uma das Obras Sociais Redentoristas apoiada pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), e mostrou como é o dia a dia dos estudantes que cursam o Ensino Médio e ao mesmo tempo se profissionalizam no ramo da agricultura e pecuária. O destaque foi do quadro Em Nome da Vida desta quinta-feira, 3. (Assista ao vídeo abaixo)

Uma escola no meio do cerrado goiano. Os vizinhos são só a rodovia e o campo. Era pra ser um local vazio, mas o que não faltam são estudantes. Cerca de 80 alunos de 10 comunidades próximas, frequentam a Efau.

O Missionário Redentorista, Pe. Casildo Ribeiro, contou de onde vem a maioria: “Muitos são de assentamentos, outros são de famílias de pequenos agricultores e aqueles que vem da cidade são de famílias de trabalhadores rurais”.

Basta falar com alguns deles para perceber melhor essa realidade. “Quero ajudar muito lá na minha região. Eu pretendo trabalhar fora”, declarou Ricardo da Silva Araújo, aluno do 2º ano.

“Segunda-feira a gente estuda, na terça-feira trabalhamos e o resto da semana estudamos. O que aprendo aqui aplico lá em casa”, afirmou Marcos de Souza Gonçalves, aluno do 1º ano.

Veja também: 

A Efau é localizada no norte do Estado de Goiás, a 345 km de Goiânia. Os jovens cursam o Ensino Médio e ao mesmo tempo o técnico profissionalizante, com ênfase em agricultura e pecuária.

A aula do 3º ano, Marileide Silva Alves, relatou que a rotina é dura: “Às 7h, a gente está em sala, 9h tem lanche, 11h45 é o almoço, depois fazemos as tarefas, 14h retornamos para a sala e saímos 17h45”. Ela tem planos para o futuro: “Quero fazer faculdade de Zootecnia”.

Atualmente tudo parece ser muito bom, mas para chegar até aqui não foi fácil. A pedagoga Vanilda Carvalho de Souza relembrou que, de 2004 até 2011, a Efau passou por um processo de muitas provações. “Foram muitas dificuldades, como falta de água, de comida e de estrutura”.

Com a chegada da Congregação Redentorista e a Afipe, uma luz de esperança surgiu pra a escola. “Nós tínhamos dois prédios, construídos pelos japoneses, que estavam precisando de uma reforma. Não tínhamos cozinha, refeitório, dormitório masculino e feminino. E com essa parceria entre redentoristas, Afipe e a associação local da escola, chegamos a um nível em que a escola está totalmente diferente”, comemorou a pedagoga.

A parceria entre a Afipe, a Congregação Redentorista e a Efau trouxe grandes mudanças para a vida dos estudantes, uma estrutura digna foi levantada e agora uma sala de vídeo e mais dormitórios estão sendo construídos.

“Trouxemos a ampliação da escola, do bloco escolar, duas salas foram construídas. Também houve a ampliação dos dormitórios, tanto do masculino como do feminino. Foram construídos novos dormitórios e também a construção do refeitório”, destacou Pe. Reinaldo Martins, diretor das Obras Sociais Redentoristas em Goiás.

Com tantas melhorias muitas pessoas não param de chegar para fazer parte desta família. O agricultor Lucivaldo Alves de Azevedo veio matricular o filho. “Muitas pessoas falam bem daqui. Então, acho que ele está no lugar certo”, afirmou.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno