Notícias

Trindade: Estratégias para a preservação

Com o objetivo de proteger a natureza, o Plano de Ação e Proteção Ambiental tem o apoio da comunidade de Trindade (GO).

DESTAQUE_PRESERVACAO_20_04_2014Trindade (GO) oferece um roteiro religioso e turístico que contempla a beleza natural e a força da devoção. Para que seja possível manter o ambiente local bonito e agradável, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) lançou o Plano de Ação e Proteção Ambiental (Papa), que visa trazer para o município melhor qualidade de vida, com ações preventivas de preservação da natureza.

“Um município que quer ser sustentável precisa ter seu plano ambiental. Trindade já é uma cidade turística e se organiza para ser também ambientalmente correta. É o respeito às plantas, aos animais, aos seres humanos, que fez com que nós desenvolvêssemos o projeto”, explica Alexandre César Freire, que é o secretário de Meio Ambiente.

De acordo com ele, alguns resultados positivos já foram obtidos. Mais de 8 mil árvores foram plantadas. Além disso, quase 11 mil litros de óleo usado foram arrecadados por meio de mobilização nas escolas, órgãos públicos, empresas e o comércio que lida com fritura, como restaurantes e pastelarias. “É um ganho extraordinário para o meio ambiente, uma vez que 1 litro de óleo contamina cerca de 10 mil litros de água”, diz.

Outra medida foi a parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que possibilitou a criação da Coopertrin, uma cooperativa de catadores em Trindade. “Eles já estão atuando nas ruas recolhendo plástico,papelão, garrafas PET, evitando assim que estes materiais sejam levados para o aterro sanitário”, afirma.

O secretário destaca que a participação ativa da população também é fundamental para que os resultados sejam alcançados: “Tenho muito otimismo com planos e programas que trabalham o envolvimento da comunidade. Lançamos, por exemplo, na Vila São Cottolengo, o projeto Adote uma Árvore; na comunidade escolar infantil, o projeto Papa Óleo; o Produtor Consciente, no Sindicato dos Produtores Rurais. Tudo isso busca o envolvimento da sociedade. Se não houver esta participação, os projetos não se consolidam e não se ampliam”.

Ações para 2014

A movimentação de devotos, principalmente na Romaria anual do Divino Pai Eterno, tem alavancado a economia local e, consequentemente, contribuído para o desenvolvimento de Goiás. Assim, cuidar bem da limpeza da cidade e do recolhimento do lixo orgânico e inorgânico durante esse período é um grande desafio. Por isso, a Secretaria já tem um plano de ação para 2014.

“Vamos dar continuidade ao projeto Cidade Limpa na Matriz, na Basílica, no Carreiródromo e na Rodovia dos Romeiros (GO- 060), para que possamos repassar aos romeiros e também à comunidade essa consciência ambiental”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente.

Papa

O Plano de Ação e ProteçãoAmbiental (Papa) foi lançado no Dia Nacional do Bioma Cerrado, 11 de setembro de 2013. Segundo Alexandre César, além de fazer referência à origem local, já que o município nasceu de sua religiosidade, o nome “Papa” também tem relação com o próprio Papa Francisco. Durante a homilia da missa solene que marcou o início oficial de seu pontificado, o pontífice recebeu um grande número de aplausos quando pediu aos fiéis respeito ao meio ambiente.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store