Notícias

Obras Sociais: trabalho de fé e evangelização

Com o apoio da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), as instituições buscam melhorar e ampliar o atendimento.

DESTAQUE_OBRAS_SOCIAIS_14_04_2014Diariamente crianças, jovens, adultos e idosos de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social recebem atendimento nos centros sociais apoiados pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). Todas as entidades desempenham função social e missão evangelizadora.

As unidades também oferecem assistência odontológica e psicológica; oficinas educativas, orientação quanto à prevenção ao uso de drogas, auxílio aos estudos, acolhida de idosos e cursos profissionalizantes. Devotos, voluntários e colaboradores trabalham e contribuem para o cultivo da fé e acesso à educação, saúde, cultura, esporte, lazer e alimentação, o que garante uma melhor qualidade de vida aos atendidos.

O diretor das Obras Sociais Redentoristas, Pe. Reinaldo Martins, comenta os benefícios que as unidades oferecem: “É um trabalho que tem dado certo e mudado a vida de muita gente e muitas famílias, desde a criança até o idoso, proporcionando uma nova chance para cada um dos atendidos nas nossas Obras”.

Em todas as Obras, o amor do Divino Pai Eterno está em primeiro lugar. O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Robson de Oliveira, afirma que a mudança na vida das pessoas no aspecto social pode acontecer de diferentes formas. Segundo ele, a obra social também traz as pessoas para Deus e faz com que sejam mais felizes neste mundo.

“A obra social não é somente essa de encher a barriga ou de acolher a pessoa em um centro social. A obra social também acontece quando falamos com as pessoas e ajudamos para que elas se integrem na vida, para que se encontrem como filhas de Deus, como membros de uma família, como necessitadas de conversão, amadas pelo Divino Pai Eterno”, completa.

Melhorias

Neste ano, duas Obras Sociais Redentoristas começaram o atendimento com novos espaços físicos e novas oficinas para a comunidade atendida. A novidade é que a sede do Centro Educacional e Capacitação de Apoio ao Menor (Cecam) passou a funcionar ao lado do Centro Social Pai Eterno (Cespe), em Trindade (GO).

Com a junção, algumas estruturas como quadra coberta de esporte, piscina, auditório e salas onde são realizados os cursos passaram a ser de uso comum para os atendidos. Diariamente na nova piscina, a hidroginástica para os adultos e as aulas da natação para as crianças atendidas nas Obras tem feito sucesso. Ao todo são 180 matriculados nas atividades.

A diarista Maria de Lourdes Ribeiro Matos, atendida pelo Cespe, participa das aulas de hidroginástica e afirma sua satisfação. “É uma iniciativa maravilhosa. Vai melhorar minhas dores na coluna. Já melhorou!”, comemora.

Judô, capoeira, futebol, voleibol, oficinas de costura, artesanato, teatro, música, inglês e acompanhamento escolar são outras modalidades também oferecidas para os atendidos com o objetivo de aliar aprendizado, lazer e evangelização.

Segundo a coordenadora dessas Obras Sociais, Lucélia Bueno, o objetivo da junção das duas entidades é atender os adolescentes com mais conforto, proporcionando mais espaço na realização das atividades, o que permite desenvolver um melhor trabalho.

Também mantido pelos Missionários Redentoristas e com o apoio da Afipe, o Centro Social Redentorista (CSR), localizado no Setor Pontakayana, em Trindade, atualmente atende cerca de 180 menores com a missão de acolher, prestar assistência e principalmente evangelizar por meio da fé e amor ao Pai Eterno.

Em Trindade, a Vila São Cottolengo, que abriga cerca de 345 pacientes com diversas deficiências; em Goiânia (GO), a Casa da Criança e do Adolescente Talitha Kum, um abrigo feminino para crianças e jovens em situação de risco; e o Centro de Convivência Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que atende pessoas da terceira idade; além da Escola Família Agrícola de Uirapuru, no interior de Goiás, são outras Obras Sociais mantidas pela Congregação Redentoristas e apoiadas pela Afipe.

Comemorações

Neste ano, o Cespe comemora aniversário de dez anos de existência. Em janeiro foi lançado o selo comemorativo “Cespe – 10 anos” e no decorrer do ano várias atividades compõem um cronograma festivo.

Já na zona rural, a Escola Família Agrícola de Uirapuru (EFAU) também celebra aniversário de dez anos em 2014. A entidade oferece moradia, estudo e qualificação profissional no campo para os atuais 75 alunos. Neste ano, dois novos blocos de alojamento estão em fase construção, através de recursos da Afipe. No ano passado, foram construídos dormitórios, salas de aula, cozinha, refeitório, área de lazer e área externa.

Outras Obras Sociais

Além dos Centos Sociais Redentoristas, outras instituições que prestam atendimento social recebem o apoio da Afipe por meio de parcerias com entidades. São elas: o Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (Cecom); o Lar Pio XII e a Associação Polivalente São José, instituições que acolhem crianças adolescentes e jovens e oferecem diversos atendimentos sociais nas áreas de educação, saúde, esporte, cultura e lazer.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store