Notícias

Santuário de Lourdes: Complexo religioso na França

Igrejas lembram a história de Nossa Senhora de Lourdes e acolhem devotos de todo o mundo.

DESTAQUE_COMPLEXO_LOURDES_TXTNesta terça-feira, 29, o Programa Pai Eterno mostrou detalhes do Santuário de Lourdes, na França. O destaque integra a série especial, que será exibida até o final desta semana, sobre Lourdes e Lisieux, locais de onde surgiram as devoções apresentadas nas Novenas Internacionais, entre os dias 6 e 23 de maio, rezadas pelo Pe. Robson de Oliveira. (Assista ao vídeo abaixo)

Nas aparições em Lourdes, Nossa Senhora fazia vários pedidos à Bernadete. Um, em especial, deu início a um complexo de fé que hoje acolhe milhões de fiéis todos os anos: a construção de capelas para a oração.

O Santuário de Lourdes é na verdade um complexo religioso formado por igrejas e lugares para a oração que lembram a experiência da pequena Bernadete com a Imaculada Conceição. Os fiéis encontram tudo ao alcance dos olhos. Um verdadeiro convite para a vivência da mensagem deixada por Nossa Senhora em Lourdes: a penitência e a oração.

“Lourdes é um lugar sagrado da oração, do recolhimento, da graça”, afirmou Ir. Nanci Pereira Silva, da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes.

A primeira capela foi construída em mutirão e contou com a ajuda do pai da pequena Bernadete. Hoje, tornou-se uma homenagem à menina. A Cripta guarda um relicário com pedaços da costela de Santa Bernadete.

Veja também: 

“A Cripta foi a primeira construída com a capacidade de receber 150 pessoas. Depois, eu acredito que como era tão recente a questão do dogma da Imaculada, então rapidamente o Santuário ficou conhecido e foi tendo a necessidade de ter mais capelas, basílicas e tudo que hoje nós temos”, relatou Ir. Nanci.

Unindo o cenário das aparições à devoção a Nossa Senhora de Lourdes, houve a necessidade de construir outro templo para acolher um maior número de devotos. Foi então que 30 anos após a primeira aparição, começou a ser construída a Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

A Basílica do Rosário é como um pedestal da Basílica da Imaculada Conceição. Tem estilo bizantino e relembra Nossa Senhora que em todas as aparições estava com um terço na mão, afirmando a importância de rezá-lo.  Ir. Nanci explicou que todos os Mistérios do Rosário são retratados em imagens dentro e fora da igreja: “Dentro da Basílica do Rosário nós temos os Mistérios da Anunciação, da Ressurreição e os Dolorosos e logo na entrada, temos os Mistérios Luminosos, que foram instituídos pelo nosso saudoso Papa João Paulo II”.

A Basílica Superior é uma homenagem ao dogma da Imaculada Conceição. Diferente da Basílica do Rosário tem estilo gótico com poucas imagens e altares laterais. Foi construída acima da gruta das Aparições.

A Cripta, a Basílica do Rosário e a Basílica da Imaculada Conceição ficam na Esplanada do Complexo Religioso de Lourdes, onde acontecem missas campais, procissões eucarísticas e a procissão luminosa.

Todos os peregrinos se organizam para participar da procissão que acontece todos os dias entre os meses de abril e outubro. A Imagem de Nossa Senhora vai à frente e o Santo Rosário é meditado pelos peregrinos que vão andando com suas velas acesas. A mais bela expressão de fé de Lourdes.

É também na Esplanada que fica a Gruta das Aparições, onde acontece outra forte expressão de fé. Os devotos fazem questão de tocar na água que escorre das pedras, símbolo de um dos maiores milagres realizados por Nossa Senhora em Lourdes.

A Basílica de São Pio X é o maior templo do Complexo Religioso de Lourdes. Como as outras igrejas não permitiam ampliações por causa da estrutura, veio a necessidade de construir uma Casa Santa maior para acolher mais peregrinos. Um pouco parecido com o que está acontecendo em Trindade na construção da Nova e Definitiva Casa do Pai.

Como o Santuário é universal e acolhe devotos de todo o mundo, a Basílica de São Pio X homenageia esses peregrinos. Santos de várias nacionalidades são lembrados entre as colunas.

O complexo religioso de Lourdes, recebe mais de 6 milhões de peregrinos por ano. Eles vêm em família ou em grupos e o que encontram por aqui agrada os olhos e o coração: um verdadeiro convite à vivência da espiritualidade, da fé em Deus e devoção a Nossa Senhora.

Alguns devotos falaram sobre a emoção em estar por lá:

“Tudo que nós já vimos me emocionou bastante porque é um recinto de muita espiritualidade, então isso me comoveu.”

“Realmente é um local de muita espiritualidade, a gente vê muita oração, muita vida cristã.”

“É maravilhoso! Dá uma emoção muito grande pra gente, uma força interior que a gente não sabe de onde vem.”

“Tem 26 anos que venho aqui. Venho pelo serviço aos enfermos, para ajudá-los.”

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store