Notícias

Presidência do CELAM no Vaticano: integração e paz na América Latina

Tem início esta segunda-feira a visita anual da Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano […]

Tem início esta segunda-feira a visita anual da Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) ao Papa e à Santa Sé. Na presidência, guiada pelo mexicano Dom Carlos Aguiar Retes, há um brasileiro: Dom Dimas Lara Barbosa, Bispo de Campo Grande e segundo Vice-presidente do CELAM.

O programa prevê uma série de encontros, que culminará com a audiência com o Papa Francisco na sexta-feira, 23 de maio. O primeiro compromisso na terça-feira será com o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos. Na parte da tarde, a pedido da Presidência do CELAM, haverá uma reunião com diversas personalidades latino-americanas. Na ocasião, Dom Aguiar Retes apresentará algumas reflexões e preocupações pastorais do Episcopado latino-americano relativas às questões do desenvolvimento, da integração e da paz na região.

No dia seguinte, será a vez da Congregação para o Clero. Na quinta-feira, 22, o dia será dedicado a visitas e diálogos na Congregação para a Doutrina da Fé, Pontifício Conselho para a Cultura e no Pontifício Conselho para a Família.

Na segunda-feira, 26 de maio, será a vez da Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais e, no dia seguinte, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

A delegação do CELAM visitará ainda o Sínodo dos Bispos, a Conferência Episcopal Italiana e outras instituições católicas romanas. Uma coletiva de imprensa conclusiva terá lugar às 12 horas do dia 28 de maio, na sede da Rádio Vaticano.

Todos os anos o CELAM apresenta aos diversos dicastérios, as iniciativas, os projetos e preocupações pastorais da Igreja latino-americana, com especial atenção às sugestões do magistério do Papa.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno