Notícias

Planos de Ação para a Romaria 2014

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Organização das Voluntárias de Goiás se preparam para a Festa deste ano.

DESTAQUE_SEGURANCA_TXT_23_05_2014A quase um mês para o início da Romaria do Divino Pai Eterno de Trindade (GO), os órgãos de segurança do Estado de Goiás já começaram a se preparar para o evento. A expectativa é que cerca de 2,5 milhões de pessoas passem pelo município nos dez dias do evento religioso, que este ano acontece de 27 de junho a 6 de julho.

De acordo com o comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar de Trindade, tenente-coronel Paulo Henrique Segato, nas duas semanas que antecedem o início da Romaria haverá aumento do efetivo. Serão 5 mil policiais em escala de serviço, além de mil policiais rodoviários e ainda o apoio da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), Batalhão de Choque e do Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer).

O tenente-coronel Segato afirma ainda que haverá 10 bases de comando espalhadas em pontos fixos da área central, como o Santuário Basílica e Igreja Matriz de Trindade, e também nas entradas da cidade. “Vamos manter também o monitoramento por câmeras, que no ano passado trouxe um resultado foi muito positivo”, lembra.

Veja também: 

Já o comandante da 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Trindade, major Emerson Divino Gonçalves, conta que também já possui um plano estratégico para fazer a inscrição de materiais, viaturas, equipamentos e caminhões, além de juntar tropas para trabalhar durante a Romaria. Além disso, ele adianta que este ano existe uma preocupação maior por conta dos jogos da Copa do Mundo de Futebol, que acontecem na mesma época.

Ainda segundo o major Emerson, já estão sendo preparados os materiais informativos da Festa, com orientações e dicas de prevenção, que devem ser no mesmo formato utilizado em 2013. “Vimos que foi algo que deu certo, fizemos o panfleto em um material melhor, em formato de leque e as pessoas não jogavam fora”, disse.

Centro de apoio ao romeiro

Mais uma vez, a Organização das Voluntárias de Goiás montará o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) na Rodovia dos Romeiros (GO-060), que liga Goiânia a Trindade. A inauguração deve acontecer no dia 26 de junho, véspera do início da Romaria. Assim como nos anos anteriores, o CAR funcionará 24 horas, durante os dez dias do evento, com o apoio de 130 pessoas, dentre elas funcionários, voluntários e bolsistas do Programa Bolsa Universitária (PUB).

De acordo com a OVG, o CAR terá aproximadamente 2 mil metros quadrados e a estrutura contará com a cozinha, onde são preparados os lanches para os romeiros; capela para orações; e mais de 22 banheiros químicos. Também haverá ônibus de apoio médico, um posto de comando da PM, uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, que ficarão de prontidão 24 horas. O projeto, criado em 1999, tem o apoio de vários órgãos do governo estadual e de empresas.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno