Notícias

Igreja Matriz de Trindade: preparada para receber romeiros

Com o apoio da Associação Filhos do Pai Eterno, a igreja passou por uma das etapas de restauração.

DESTAQUE_ESPECIAL_MATRIZ_DE_TRINDADE_TXT_06_06_2014A centenária Igreja Matriz de Trindade já está preparada para receber os romeiros do Divino Pai Eterno. Nesta sexta-feira, 6, o Programa Pai Eterno mostrou que mais uma etapa da restauração foi concluída. Nesta mudança mais recente, o piso foi todo trocado e muitas outras partes foram restauradas. (Assista ao vídeo abaixo)

“Nós pudemos fazer a restauração do piso e trabalharmos os barrotes e os esteios internos da igreja. Trabalhamos de uma forma mais acelerada em função da Festa do Divino Pai Eterno, para que não atrapalhássemos a Romaria de Trindade”, afirmou a superintendente em Goiás do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Salma Saddi.

O trabalho durou cinco meses. Atenção foi redobrada para que todos os detalhes fossem mantidos e a maior parte da restauração foi feita com a ajuda da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). O pároco Pe. Marco Aurélio Martins falou sobre a parceria: “Técnicos especialistas no que diz respeito à madeira, à reforma e restauração, pessoas registradas pelo patrimônio histórico, pelo IPHAN que vieram e fizeram este trabalho. Tudo foi fiscalizado pelo IPHAN. Um trabalho incansável da Afipe, que faz acontecer um trabalho tão bonito e grandioso como é hoje a Igreja Matriz para os romeiros do Divino Pai Eterno e para o povo de Trindade de modo especial”.

Veja também: 

A Igreja Matriz, também chamada de Santuário Velho, foi construída pelos Missionários Redentoristas em 1912. A arquitetura original foi mantida em todos esses anos. Esta etapa contou com uma restauração em boa parte da igreja, mas muito ainda precisa ser feito. Em uma próxima fase outros pontos serão melhorados. “Sabemos que a igreja precisa de uma iluminação especial, que os bens móveis, que são os altares e as imagens precisam ser tratados, mas o que é interessante é que nós não estamos parando o trabalho lá. Todo ano, é um trabalho de fé, de formiguinha, estamos conseguindo fazer com que as coisas aconteçam na Igreja Matriz”, declarou Salma Saddi.

O local foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e ainda como Patrimônio Cultural Material do Brasil. Os títulos foram dados pelo IPHAN, mas o título mais importante que a Igreja Matriz recebe vem dos romeiros do Divino Pai Eterno. “Ali passa gente do mundo inteiro, cada um com um objetivo, mas todos ligados a um movimento religioso, todos emanados na fé”, concluiu a superintendente.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno