Notícias

O amor do Pai Eterno em unidade, em família, na Igreja

Com o tema “Somos a Família do Pai Eterno”, a Romaria 2014 promove a união entre os devotos do Brasil e do mundo.

DESTAQUE_AMOR_DO_PAI_EWTERNO_21_06_2014“É um amor que não tem como explicar”. Nesta frase da aposentada Georgina Alves, de Contagem (MG), está representado o sentimento que milhares de devotos possuem quando o assunto é a devoção ao Divino Pai Eterno. Todo este amor, sentido ao longo de todo o ano, é impulsionado e ganha força durante a tradicional Romaria ao Divino Pai Eterno, em Trindade (GO).

A grande Festa em louvor ao Pai Eterno é tradicionalmente celebrada no primeiro domingo do mês de julho, precedida de uma novena, totalizando dez dias de festividades. Assim, a Romaria 2014 acontece entre os dias 27 de junho e 6 de julho, com o tema “Somos a família do Pai Eterno”. A expectativa é de que cerca de 2,5 milhões de peregrinos passem por Trindade nos dez dias de festa.

O tema escolhido para este ano, no contexto da evangelização, faz parte das temáticas atuais da Igreja e será discutido na 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Papa Francisco, em outubro, no Vaticano. “Este ano a temática da Festa consagra isso tudo que vivenciamos o amor do Pai Eterno em unidade, em família, na Igreja. A vivência com familiares, em comunidade, entre irmãos de fé, reflete a relação que temos com o Pai como filhos e filhas amados. O Papa Francisco também tem abordado muito esse tema. Por isso tudo, o fortalecimento da devoção e o envolvimento dos devotos, é que os fiéis podem esperar uma festa muito bonita e cheia de amor e fé”, afirma o reitor do Santuário Basílica, Pe. Robson de Oliveira.

A Romaria 2014 trará algumas novidades em sua programação. Além do que já é tradicional no evento, os devotos poderão participar da Oração do Terço, que acontecerá diariamente na Igreja Matriz, às 13h, e no Santuário Basílica, às 10h e 14h. E ainda, dentro da programação especial, no dia 2 de julho, será realizada a 1ª Romaria da Solidariedade, que sairá às 15h, do trevo de Goiânia rumo ao Santuário (leia mais na página 11). A Romaria dos Militares volta a acontecer no período da Festa, no dia 4 de julho, sexta-feira.

Romeiros do Pai Eterno

Independente de idade ou origem, a Romaria de Trindade atrai milhares de romeiros. Em sua maioria, os devotos aproveitam a Festa para, principalmente, agradecerem as bênçãos concedidas pelo Pai Eterno. Um exemplo disso é a devota mineira citada no início desta matéria, Georgina Alves, que há seis anos consecutivos vem a Trindade para compartilhar a devoção e agradecer as bênçãos do Pai: “Eu só tenho a agradecer. Há muitos anos assisto às novenas com o padre Robson. Ir a Trindade durante a Romaria é o meu momento de agradecer todas as bênçãos que o Pai Eterno tem derramado em minha vida e na vida da minha família”.

Cada devoto tem o seu motivo especial para buscar o Pai Eterno. E são muitas as histórias de devoção e amor que compõem o cenário da Romaria. Ana Paula Simão tem 107 anos e há mais de 50 está presente em todas as romarias. Moradora de Jataí (GO), sua história de devoção começou com o marido que era boiadeiro e certo dia caiu em um rio com a boiada. Submerso às águas, ele pediu ajuda ao Divino Pai Eterno e, como um milagre, foi salvo juntamente com toda a boiada. Desse dia para cá, eles se tornaram devotos do Pai Eterno tendo a Romaria como evento de destaque no calendário anual da família.

Com a idade já bastante avançada, mas também com muita lucidez, Ana Paula vem a Trindade com a ajuda do neto Álvaro Pereira da Costa, que a acompanha em toda a peregrinação. “Minha vozinha segue um ritual na Festa de Trindade. Ela sempre gosta de ir à Igreja Matriz, passar pela Imagem do Divino Pai Eterno, depois ao Santuário Basílica e por fim participar da missa na madrugada de domingo. Ela vivencia toda a Romaria, mas estas quatro coisas não podem faltar de jeito algum”, conta.

A publicitária Érica Nogueira é evangélica e durante a Romaria percorre os cerca de 18km da Rodovia dos Romeiros (GO-060) até a Basílica a pé em agradecimento ao Pai Eterno. Para ela, Deus é um só e, embora pertença a outra religião, isso não é impedimento para vivenciar o amor do Pai Eterno. “Independente de eu me identificar mais com a religião evangélica, me sinto feliz em fazer a peregrinação de Goiânia a Trindade e, também, de participar da missa no Santuário Basílica”, ressalta.

Existem ainda aqueles romeiros que ajudam a manter vivas as origens da romaria, que tem como tradição a peregrinação com os carros de boi. Como é o caso do carreiro João Batista Pereira, da cidade de Palmeiras de Goiás (GO). Ele faz parte de uma comitiva de carros de boi que já faz o trajeto rumo à Capital da Fé há quase 20 anos. “Quando a gente chega em Trindade, sente muita emoção. Primeiro, agradece as graças recebidas por ter saúde para ter chegado até ali. Quando a gente avista a torre da igreja, a gente se sente no ar. É muito emocionante”,conta.

A Romaria

Durante os dez dias do evento uma extensa programação é especialmente preparada. Ao todo, serão realizadas 115 missas, 45 novenas e 30 orações do terço e 11 procissões, além de alvoradas e vigílias. São realizadas centenas de batizados e ainda, milhares de devotos são atendidos em confissões. E ainda ocorrem encontros de jovens e de casais, procissão dos carreiros, militares, foliões, tropeiros, cavaleiros, muladeiros e outros devotos. Para que isso tudo aconteça, diversos padres de outras comunidades são convidados a participarem do evento.

A Romaria de Trindade é hoje o maior evento religioso do Centro-Oeste do país, o segundo maior do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Todos os anos, muitos devotos percorrem a pé os 18Km no trajeto da Rodovia dos Romeiros (GO- 060), entre os municípios de Goiânia e Trindade, até o Santuário Basílica, como forma de pagar promessas, pedir graças e agradecer bênçãos alcançadas. Vários peregrinos também partem de outras cidades e estados, de carro, ônibus, a cavalo, de carro de boi.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store