Notícias

Balanço parcial da Romaria: 600 mil romeiros já passaram por Trindade

Até o último dia, 6 de julho, são esperados mais de 2,5 milhões de pessoas na Capital da Fé de Goiás.

DESTAQUE_COLETIVA_DE_IMPRESSA_TXT_02_07_14Representantes de entidades que atuam na Romaria do Divino Pai Eterno 2014 apresentaram um balanço parcial dos primeiros dias de Festa. De sexta-feira, 27, até a manhã desta quarta-feira, 2, cerca de 600 mil pessoas já passaram por Trindade (GO), segundo dados da Polícia Militar. Até o último dia, 6 de julho, são esperadas mais de 2,5 milhões de pessoas na Capital da Fé de Goiás.

O reitor do Santuário Basílica, Pe. Robson de Oliveira, afirmou que os números estão muito além das expectativas: “Neste momento de Copa do Mundo pensamos que as pessoas iriam preferir ficar em casa assistindo e rezando pela televisão, mas não está assim. Além disso, a cidade está tranquila. É uma Festa que posso chamar de Festa de paz, sem ocorrências desastrosas para um evento deste porte. Uma festa agradável, tranquila, onde as pessoas estão vindo realmente para rezar”.

Em relação à programação, o reitor ressaltou que muito ainda está por vir nos próximos dias: ”São 15 missas por dia, temos as quatro principais novenas tanto na Basílica como na Igreja Matriz. Vamos ter o Night Fever de sexta-feira, 4, para sábado,5, de 22h até 2h da manhã, temos confissões desde a madrugada até às 21h, e inúmeros atendimentos para informações. Em suma, a Festa agrega uma série de situações, estrutura e equipamentos para atender bem o romeiro, estamos trabalhando intensamente a serviço deles”.

Veja também:

Para ele, a cada ano que passa as demonstrações de fé impressionam ainda mais. “Eu já vi gente vindo de Goiânia para Trindade a pé e de costas. Vi também o romeiro que por receber uma graça veio carregando uma cruz e prometeu ao Pai Eterno que vai fazer isso enquanto tiver saúde na sua vida. Tem muitas pessoas que vêm descalças, rezando o terço, cantando e pessoas também que vem por esporte, grupos de academia que se organizam e vem. É uma forma de unir o necessário ao agradável, a fé e as coisas da vida”, contou Pe. Robson.

DESTAQUE_COLETIVA_DE_IMPRESSA_02_07_14Novo Santuário

Durante a Romaria, os devotos também podem acompanhar como está o andamento da construção da Nova e Definitiva Casa do Pai. “Existe uma maquete da nova Basílica na Sala dos Milagres e na praça onde fica a central de comunicação da Festa, tem um ambiente para que as pessoas possam ver ao vivo como está a movimentação. Agora está um pouco parado porque estamos em tempo de Festa, mas logo em seguida nós já começaremos a construção dos 433 pilares. Quem quiser pode visitar a capela, para ter uma visão fantástica da obra”, destacou o reitor.

Atendimento aos Romeiros

Nesta quarta-feira, sexto dia de Romaria, a avaliação da Prefeitura de Trindade também é positiva. De acordo com o prefeito, Jânio Darrot, a grande preocupação é acolher bem aos romeiros. “Estamos contando com empenho e apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, fazendo um excelente trabalho. São mais de cinco mil homens trabalhando durante os dez dias. Nos preocupamos também com a questão da saúde, estamos preparados para qualquer ocorrência. Temos diversos pontos de atendimento aos romeiros”, afirmou.

O comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel. Paulo Henrique Segato, disse que um planejamento estratégico está atuando na cidade para que tudo corra da melhor forma possível: “Além dos efetivos, temos monitoramento em 30 pontos de câmeras de última geração, base de apoio não só no nosso Batalhão, mas também no carreiródromo, onde ocorrem os shows; temos também o apoio do Graer, Batalhão de Choque, da Rotam, da Cavalaria, da PM 2 e da Balada Responsável. Tudo para que todos os romeiros que venham em procissão de fé para a Romaria estejam muito bem assistidos pela PM”.

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros em Trindade, Emerson Divino, somente 12 ocorrências foram registradas. “A metade são acidentes de trânsito não muito graves”, relatou.

Desde o começo da Romaria o fluxo de pessoas na Rodovia dos Romeiros é grande. A cidade está bem movimentada. São pessoas que chegam a todo o momento. O coordenador administrativo da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Izekson José da Silva, disse que a estimativa é mais de 450 mil pessoas passem somente pelo Centro de Apoio na Rodovia dos Romeiros. “É muita gente passando, esperamos superar o número do ano passado”, concluiu.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store