Notícias

Devoção em forma de cordel e música

Pe. Aguinaldo Divino Gonzaga transforma a história da Romaria e sua fé ao Pai Eterno em poesias divinas.

DESTAQUE_DIVINA_ARTE_31_07_14Por meio do dom, a fé pode ser expressada na arte. Cada um a sua maneira, evangeliza e demonstra todo amor e fé ao Divino Pai Eterno. Trabalhos que agradam aos olhos, ouvidos e tocam o coração. Poeta de cordel e violeiro, o Pe. Aguinaldo Divino Gonzaga foi destaque no quadro Divina Arte exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 31. (Assista ao vídeo abaixo)

“Indo para a roça, no meio da solidão, eu comecei a pensar a vida em forma de versos. A partir daí, tive um momento muito especial, foi quando eu paguei uma promessa participando da Romaria do Divino Pai Eterno, da Romaria de carro de boi”, contou o padre.

Pe. Aguinaldo explicou como é o seu trabalho: “A grande parte de toda a minha produção de poesia na forma de literatura em cordel primeiro fala da cultura popular dos goianos e depois fala da religiosidade popular e, dentro disso, 90% é sobre a devoção ao Divino Pai Eterno e a história da Romaria desde 1840, sobre os milagres, promessas e, de modo muito carinhoso, sobre a saga, a experiência e a fé do carreiro, aquele que segue de carro de boi e faz parte da maior Romaria do mundo de carro de boi que acontece em Trindade”.

Veja também:

DESTAQUE_DIVINA_ARTE_TXT_31_07_14“Quando você vê um livro de cordel, primeiro em forma de versos, não tem um rigor de texto, além disso, tem desenhos que contam a história do Divino Pai Eterno. Tem um ditado que diz: ‘De poeta, médico e louco, todo mundo tem um pouco’. Então, você olhou para uma criança, aquele sorriso te cativou, é um sorriso poético. Você olha para aquela multidão caminhando em romaria a pé, de carro de boi, de moto, caminhando quilômetros, pagando promessa, isso é poético. Deus me deu esse dom e eu tenho habilidade de colocar isso em versos, na condição de poeta de cordel”, pontou.

Para o poeta, sua arte representa sua fé no Divino Pai Eterno. “O poeta tem este desejo que está dentro dele, tem naturalmente o compromisso e ele se realiza, se sente bem quando fala do Divino expondo a poesia divina. O Divino Pai Eterno é Deus, que é divino, que é Pai, que é eterno. Em Trindade, temos a Imagem da Santíssima Trindade, com a Imagem do Pai, Filho e Espírito Santo. Este Pai, nós denominamos Divino Pai Eterno e Ele é tudo”, concluiu.

O Programa Pai Eterno vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno