Notícias

Dom Fernando Guimarães é o novo Ordinário Militar do Brasil

Dom Fernando José Monteiro Guimarães é o novo Ordinário Militar para o Brasil. […]

dom-fernando-guimaraes-286x300Dom Fernando José Monteiro Guimarães é o novo Ordinário Militar para o Brasil. Ele foi nomeado nesta quarta-feira, 6, pelo Papa Francisco, que aceitou a renúncia ao governo pastoral apresentada, por motivo de idade, por Dom Osvino José Both, até então na função.

O novo Ordinário Militar do Brasil é recifense e até então era bispo de Garanhuns (PE). Redentorista, ele foi ordenado padre em 15 de agosto de 1971. Doutor em Teologia Moral no Alfonsianum, em Roma, e mestre em Direito Canônico na Universidade de Navarra, na Espanha, ele trabalhou na arquidiocese do Rio de Janeiro, além de ter desempenhado várias funções na Cúria romana até 2008.

Entre os feitos de Dom Fernando, uma curiosidade: ele deu aulas de português para São João Paulo II, canonizado no início deste ano pelo Papa Francisco.

Sobre o Ordinariato Militar

O Ordinariato ou Arquidiocese Militar do Brasil, em suas feições atuais, existe desde 1989. Foi quando o Papa João Paulo II instituiu um trabalho definitivo da Igreja junto aos militares, com a presença do arcebispo, dos capelães, e reconhecendo todos os militares (juntamente com seus familiares e dependentes civis) como integrantes de uma arquidiocese.

Trata-se de uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil subordinada diretamente à Santa Sé. Ela participa do Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé episcopal está na Catedral Militar Santa Maria dos Militares ‘Rainha da Paz’, na cidade de Brasília, no Distrito Federal.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store