Notícias

Turíbulo: objeto utilizado para incensar durante a celebração

Fumaça aromatizada com incenso representa as orações e intenções subindo aos céus.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_II_13_08_14O quadro Fique Por Dentro exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 13, abordou o significado do turíbulo, objeto litúrgico utilizado para incensar o altar durante as celebrações eucarísticas. (Assista ao vídeo abaixo)

“O turíbulo é utilizado principalmente nas missas solenes. É um objeto que queima o incenso com a simbologia de que nossas orações subam aos céus, assim como a fumaça do turíbulo, que também sobe aos céus”, explicou o Missionário Redentorista, Fr. Murilo Di Carvalho.

Ele ressaltou também quais são os tipos de carvão utilizados para incensar: “Temos dois tipos: o mineral, que é próprio para o turíbulo, e temos o carvão vegetal, que é este comum que usamos nas churrasqueiras. No Santuário Basílica, nós utilizamos o vegetal, pois a brasa fica mais forte, o incenso queima mais rápido e assim dá maior volume de fumaça. Como o Santuário é grande, todo mundo, até quem está no fundo, consegue ver a fumaça”.

Veja também: 

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_TXT_04_08_14Existe a forma correta de manusear o objeto. O frater explicou como é: “É conveniente que o turiferário levante a parte que prende as correntes na altura do seu peito com a mão esquerda, e com a mão direita, segure o turíbulo na mesma altura da esquerda e faça o movimento de ida e volta. O turiferário é o responsável pelo turíbulo, ele chega mais cedo, acende a brasa e depois tem o cuidado de manuseá-lo durante a celebração eucarística”.

No movimento feito com o turíbulo é possível observar dois elementos: o ducto e o icto. “O icto é para diferenciar a pessoa, dois ictos são idas, três ductos é o total de idas, dois ictos é cada vez”, ressaltou Fr. Murilo.

Ainda de acordo com o frater, o incenso possui significado especial na celebração. “Assim como a leveza, a pureza de uma fumaça, no caso do turíbulo uma fumaça aromatizada pelo incenso, ela sobe aos céus, como as nossas intenções e orações chegam ao colo, ao amor Paternal”, concluiu.

O Programa Pai Eterno vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store