Notícias

Sair de si e peregrinar: o convite do Papa Francisco

Missionariedade: sair de si e peregrinar. Em sua Exortação Apostólica, a Evangelii Gaudium, […]

1_0_816714Missionariedade: sair de si e peregrinar. Em sua Exortação Apostólica, a Evangelii Gaudium, o Papa Francisco expressa o desejo da Igreja de viver uma profunda renovação missionária.

No documento, ele recorda que ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus. O Papa não só reitera essa vocação de todo cristão, mas mostra concretamente como realizá-la: na rua, na praça, no trabalho, num caminho, ou a pregação informal que se pode acontecer durante uma conversa.

Citando o Documento de Aparecida, Francisco descreve uma característica típica dos fiéis latino-americanos, a religiosidade popular. Trata-se de uma verdadeira «espiritualidade encarnada na cultura dos simples», escreve o Papa. É «uma maneira legítima de viver a fé, um modo de se sentir parte da Igreja e uma forma de ser missionários», afirma. Não se pode julgar, mas amar. E cita alguns exemplo, como a fé firme das mães ao pé da cama do filho doente, que se agarram a um terço ainda que não saibam elencar os artigos do Credo; ou na carga imensa de esperança contida numa vela que se acende, numa casa humilde, para pedir ajuda a Maria, ou nos olhares de profundo amor a Cristo crucificado. Quem ama o povo fiel de Deus, não pode ver estas ações unicamente como uma busca natural da divindade; são a manifestação duma vida teologal animada pela ação do Espírito Santo, que foi derramado em nossos corações.

No Brasil, muitas dioceses procuram promover esse ardor missionário. A Arquidiocese de Porto Velho (RO), por exemplo, acolhe no período de férias, padres, diáconos e seminaristas e leigos de diversas regiões do Brasil para uma missão entre as comunidades. Entrevistado pela colega Cristiane Murray, o Arcebispo Dom Esmeraldo Barreto de Farias conta como os missionários são acolhidos. E ressalta: o Papa está bradando, a Igreja na América Latina está incentivando e é preciso então pôr a mão na massa para os discípulos missionários se tornem uma realidade.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store