Notícias

Trindade 94 anos: Uma história de fé ao Pai Eterno

Neste domingo, 31 de agosto, a Capital da Fé de Goiás completa mais um ano de história oficial.

DESTAQUE_ANIVERSARIO_DE_TRINDADE_04_22_08_14Trindade surgiu a partir de uma das mais impressionantes histórias de fé. Os protagonistas são Constantino Xavier e Ana Rosa, um casal de lavradores que encontrou, enquanto trabalhava às margens do Córrego Barro Preto, um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. O ano era 1840 e, a partir de então, foi dado início à devoção ao Divino Pai Eterno.

O casal passou a rezar diante do medalhão e muitas graças começaram a ser recebidas, na medida em que milagres e bênçãos aconteciam, a devoção era disseminada, atraindo muitos peregrinos ao lugarejo. O elevado número de romeiros que visitavam e se instalavam no povoado, fez com que, em 1920, Barro Preto se tornasse uma cidade.

No próximo dia 31 de agosto, Trindade completa mais um ano de história e continua sendo o cenário da vida de muitos filhos e filhas do Pai Eterno.

Sônia Mara é uma gaúcha da cidade de Marau, ela se mudou para a Capital da Fé de Goiás há 14 anos em busca de tratamento para o filho, com necessidades especiais, na Vila São José Bento Cottolengo. Desde quando chegou aqui, ela se encantou com tudo o que encontrou. As pessoas, o clima e os costumes da cidade fizeram com que ela elegesse o local para ser o seu lar. “Eu me apaixonei por tudo. Eu gosto muito daqui, da tranquilidade. Trindade é muito boa pra morar. Nesses 94 anos eu desejo que ela melhore ainda mais, principalmente o acesso aos cadeirantes, pois tenho a experiência com meu filho”, ponderou.

Dirceu Pereira é o responsável por cuidar da limpeza da Praça da Matriz. Nascido em Americano do Brasil (GO), o trabalhador mora em Trindade há nove anos. Atraído pela devoção, Dirceu revela seu sentimento: “Eu acho essa cidade muito boa. Mudei para cá por causa das igrejas e do Divino Pai Eterno. Acho difícil alguém gostar daqui mais do que eu. Aqui é muito bom, é muito maravilhoso”.

Nascido em Trindade, Wendel Gomes trabalha como taxista. Para ele, o turismo religioso local é hoje o que mais movimenta a economia da cidade. Ele afirma que o potencial turístico do município está bastante avançado, mas que ainda há muito para melhorar. “Aqui é minha cidade e é de onde eu tiro o sustento para minha família. É um lugar onde eu sou muito feliz. Desejo que a cidade melhore ainda mais, principalmente na questão do turismo religioso que é o grande potencial da cidade. Todo dia recebemos muitos devotos do Pai Eterno que vem agradecer e pedir bênçãos. Essas pessoas movimentam a cidade e merecem ser bem acolhidas”, disse.

Veja também: 

DESTAQUE_ANIVERSARIO_DE_TRINDADE_03_22_08_14Desde que o medalhão foi encontrado, há 174 anos, a devoção continua crescendo ano após ano e, hoje, Trindade atrai peregrinos de todos os cantos do mundo. Visitar o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno ou a Igreja Matriz, principalmente durante os fins de semana, é ser testemunha do quanto o amor ao Pai Eterno ultrapassou as fronteiras do estado e também do país.

Semanalmente, o município recebe dezenas de caravanas com devotos de todos os lugares do Brasil. Na última Romaria do Divino Pai Eterno, realizada entre os dias 27 de junho a 6 de julho, a cidade recebeu cerca de 2,8 milhões de pessoas somente nos dez dias de festividades. Gente de fé que encontra no Pai Eterno o refúgio e o aconchego para uma vida mais feliz.

As ruas de paralelepípedos mantêm viva a memória de um lugar marcado pela fé. Algumas das antigas estruturas já não existem mais. Agora, grandes construções dividem a atenção dos turistas, juntamente aos monumentos históricos tombados como patrimônio estadual e nacional. Todavia, a essência da Capital da fé de Goiás continua intacta. A modernidade anda junto com a história antiga. A fé se renova a cada dia nos exemplos passados dos pais para os filhos e segue pulsante na vida de cada um dos trindadenses, tanto os de nascença, quanto os de coração.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno