Notícias

O registro da vida de Jesus Cristo

No Mês da Bíblia, saiba mais sobre os livros Mateus, Marcos, Lucas e João, textos que anunciam o Evangelho.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_10_09_14A Bíblia é referência da fé católica. Ela é celebrada dentro de todo o ano litúrgico, mas, em especial, em setembro, a Igreja no Brasil celebra o “Mês da Bíblia”. Uma referência ao dia de São Jerônimo, celebrado em 30 de setembro. O quadro Fique Por Dentro exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 10, abordou as características dos quatro livros: Mateus, Marcos, Lucas e João. (Assista ao vídeo abaixo)

A palavra “Bíblia” vem do grego “biblios” e faz referência ao papiro usado nas escrituras antigas. No total, a Bíblia possui 73 livros, sendo 46 que compõem o Velho Testamento e 27 que fazem parte do Novo Testamento. O Missionário Redentorista, Pe. Idemar Costa, explicou a composição do Livro Sagrado: “Evangelho, existe só um: Jesus Cristo, a revelação plena do Pai para a humanidade, fonte de graça, de bênção, do amor e da salvação. Na hora de transmitir este Evangelho, que é Cristo, ele foi apresentado de diversas formas, por diversos evangelizadores”.

Veja também: 

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_TXT_10_09_14Mateus, Marcos, Lucas e João são textos que anunciam o Evangelho. Narram a vida de Jesus Cristo e são a catequese de um tempo em que as comunidades precisavam ser animadas com a boa nova.

“Há três Evangelhos Sinóticos na Bíblia, o que quer dizer, sob a mesma ótica, esses Evangelhos apresentam Jesus com uma característica mais humana, um Jesus histórico, que age junto ao seu povo e que favorece para que experimentem a graça deste amor que provem de Deus. Há outro Evangelho, que é o de João, é mais espiritualizado, de uma teologia alta, onde Jesus é apresentado muito mais como o Divino”, completou Pe. Idemar.

A maior parte das famílias brasileiras possui uma Bíblia em casa e, mais importante que ter, é ler, e fazer uso no dia a dia da Palavra e, mais ainda, dos quatro Evangelhos. Eles ocupam um lugar central na Bíblia, uma vez que eles são relatos da vida de Jesus Cristo. “Na ordem temos: Mateus, Marcos, Lucas e João. Na ordem cronológica, o primeiro a ser escrito foi o livro de Marcos, depois vem Mateus, Lucas e, por último, o livro de João”, concluiu o padre.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno