Notícias

Educação aliada à formação profissional

Na Escola Família Agrícola de Uirapuru (Efau), os alunos concluem os estudos e aprendem técnicas agropecuárias.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_18_09_14A ajuda da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) transformou a realidade da Escola Família Agrícola de Uirapuru (Efau) que, por meio da educação, tem um papel importante na vida de jovens vindos das comunidades rurais próximas. O Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 18, mostrou como é o trabalho desenvolvido por lá, uma escola que oferece, gratuitamente, o ensino médio integrado ao técnico em agropecuária. O destaque foi do quadro Em Nome da Vida. (Assista ao vídeo abaixo)

O ensino na Efau é totalmente integrado e alternado. Os alunos passam 15 dias por mês na escola, e os outros 15 junto à família, colocando em prática o que aprenderam. Durante a semana também existe alternância. Todos os dias tem conteúdo em sala de aula, e depois eles colocam em prática o que aprenderam.

A coordenadora geral da Efau, Maria Nazaré de Jesus, explicou como a metodologia de ensino traz benefícios: “Essa pedagogia que vem e fica facilita na distância, na despesa e ajuda no aprendizado, que é a integração dos jovens aqui na escola, então, eles têm mais proveito do que fazem. Quando termina o terceiro ano, eles têm condição de realmente colocar em prática todo esse trabalho”.

Durante o período na escola, os alunos, além de receberem a educação do ensino médio, são qualificados com mais 22 disciplinas técnicas para melhorar a vida deles no campo. Dois veterinários e uma engenheira agrônoma reforçam as aulas de práticas agropecuárias.

Veja também: 

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_TXT_18_09_14A engenheira agrônoma e professora da Efau, Mariel Fernanda Camargo, está no projeto desde o início do ano passado e ressaltou que tudo o que ensina é voltado para a realidade dos alunos: “O foco é a agricultura familiar. É o pequeno produtor de forma geral. Então, nós trabalhamos com culturas mais adaptadas à região, aos tipos de solo da nossa região, que são mais ácidos, menos férteis, e também com uma escassez de chuva, buscamos alternativas para estas dificuldades, buscamos formas de integrar atividades dentro de uma propriedade”.

Muitos jovens são atraídos pelo ensino de qualidade que a Efau oferece. A aluna do 3º ano, Daniela Cristina Santos Souza, 16 anos, mora na zona rural de um município próximo e conheceu a escola por meio de um amigo. “Acabei ficando aqui, gostei bastante, é uma escola muito boa pelo fato de ter as duas áreas de ensino ao mesmo tempo”, relatou.

A Efau também recebe pessoas que, por algum motivo, não completaram os estudos, e decidiram recuperar o tempo perdido. Esse é o caso do Josmar Dias, 29 anos, aluno do 1º ano. Ele vive em um assentamento rural da reforma agrária. “Facilita muito a assistência técnica para nós no assentamento, que é um dos problemas que temos no Brasil”, comentou.

Um lugar como a Efau ajuda a transformar sonhos em realidade. E é por isso que os alunos não param de fazer planos para o futuro. “Me formar como agrônoma e seguir a profissão”, projetou aluna Daniela. O aluno Josmar também falou sobre seus planos: “Atuar na área de assistência técnica dentro dos assentamentos”.

Para quem faz parte deste projeto é motivo de orgulho e realização. “Minha opção foi de ficar na escola principalmente pelo caráter social daqui. Por essa grande importância que tem para nós como pessoas, nesta questão humanitária, social, os benefícios que esta escola tem trazido para os alunos ao longo do tempo, seja na formação, no caráter, como também na formação profissional, do futuro de cada um”, declarou a professora Mariel Camargo.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno