Notícias

O estudo e a prática dos ensinamentos bíblicos

Catequese e grupos de reflexão incentivam crianças, jovens e adultos a conhecerem melhor a Palavra de Deus.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_001_TXT_26_09_14Em sequência à série de homenagens à Bíblia, o quadro Em Nome da Vida exibido no Programa Pai Eterno desta sexta-feira, 26, mostrou que os estudos da Palavra de Deus são muito importantes para que os ensinamentos bíblicos sejam entendidos e seguidos na prática durante toda a vida. (Assista ao vídeo abaixo)

Os primeiros passos na Palavra de Deus devem começar no próprio lar. Cabe aos pais incentivar os filhos na vivência cristã e depois a Igreja, pela Catequese, que é o ensinamento da fé por meio do estudo da Palavra. Essa educação se dá pela Bíblia.

A catequista Laura Matos de Oliveira afirmou que a Bíblia é o principal instrumento do ensinamento da Palavra de Deus: “Em uma formação, Crisma, ou até mesmo os encontros que temos no domingo com a Pré-Catequese, com os pequenos de 5 anos, aonde eles fazem as apresentações bíblicas, as historinhas, as músicas, encenações, todas são com base bíblica. O nosso recurso é a Bíblia, a gente não faz nada se não for buscando a Palavra de Deus, que é o principal”.

Ler a Bíblia é importante para que se amadureça a fé. É entender desde cedo, por meio da Catequese, a história de Cristo. Xislaine Martins dos Santos mostrou que já sabe disso. “É importante que a gente conheça a Palavra de Deus”, disse.

Conhecer a Palavra desde cedo gera interesse para vida inteira. O conhecimento contido na Bíblia serve de caminho para o homem. Muitas pessoas organizam encontros de estudos bíblicos. Em Trindade (GO), um deles é aberto a todos. O grupo se reúne uma vez por semana, durante três horas.

Veja também: 

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_TXT_26_09_14“Só ler a Bíblia não adianta, é preciso entender nas entrelinhas o que Jesus quis dizer, o que os evangelistas transmitem para nós. Não só para nós, mas para as pessoas daquele tempo também”, ressaltou a coordenadora de obra social, Neide Oliveira Leite.

Em 2014, o Ano Litúrgico está direcionado para o estudo do Evangelho segundo Mateus. O grupo faz a reflexão. “Primeiro fazemos uma leitura, situamos o texto, vemos em que época que ele foi escrito, quais eram as circunstâncias da comunidade, aí fazemos a leitura do texto e depois trazemos para a realidade de hoje”, explicou a professora, Terezinha Araújo.

A aposentada Maria Aparecida de Oliveira falou sobre o bem que o estudo lhe traz: “Eu consigo ver com outros olhos, entender de uma maneira diferente, e trazer para minha vida todo esse estudo, pois eu que tive outra formação, então é uma abertura total, clareia e conseguimos ver com outros olhos mesmo”.

Já Nadir Alves de Queiroz participa do grupo de estudos bíblicos desde o início, há mais de 20 anos. Para ela, os ensinamentos da Bíblia são muito importantes. “Se você estuda, reflete e comenta você não pode ficar só na leitura. É preciso pegar aquele conteúdo que leu e passar para a vida, vivenciar”, declarou.

“Quando a gente lê a Bíblia, vamos encontrando as verdades, o caminho. Ela é vida pura”, concluiu Maria Aparecida.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store