Notícias

Acólitos: uma forma de servir a Deus e evangelizar

Jovens têm a função de auxiliar os sacerdotes durante as celebrações eucarísticas.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_14_10_2014Muitos já viram e têm a curiosidade em saber quem são aqueles meninos que auxiliam os sacerdotes durante as celebrações. O quadro Fique Por Dentro exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 15, mostrou que eles são os acólitos, garotos com idade a partir de 12 anos, que têm a missão de servir e estarem atentos a tudo o que acontece durante a missa, conforme os ritos da Igreja. (Assista ao vídeo abaixo)

“É de responsabilidade do acólito tudo que envolve o auxílio ao sacerdote, principalmente. Então temos que buscar, de maneira mais dinâmica possível, trazer para o padre o microfone, os objetos na hora a liturgia eucarística, auxiliar os leitores também, tudo para tornar a missa mais dinâmica possível, tanto para nós que estamos servindo aos sacerdotes, como para os fiéis que estão na missa”, explicou o acólito Vinícius Martins.

Para se tornar acólito é necessário passar por uma formação que prepara cada jovem para as funções a serem desempenhadas. Vinícius falou sobre a preparação: “Durante o nosso processo de formação, nós temos encontros, retiros espirituais, momentos de oração, pois temos que estar bem envolvidos com este trabalho”.

A rotina em dias de celebração inicia com a paramentação, depois, com a cruz, o turíbulo e as velas. Eles formam uma procissão em direção ao altar, onde acontece o mais importante de sua missão.

Veja também: 

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_TXT_14_10_2014“Dado o início da celebração, os acólitos ficam sentados posicionados do lado direito do altar, e na Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que começa com a adoração do Santíssimo, a gente se ajoelha próximo ao padre, que também está ajoelhado no altar, onde também podemos trazer o microfone e a pasta com as adorações que ele vai fazer. Depois que termina a adoração, a gente traz as orações, no momento de intenções da missa, também na parte da frente do presbitério. Depois auxiliamos os leitores nas leituras, nos Salmos e o padre que fará a proclamação do Evangelho”, descreveu Vinícius.

Em sua singular função de servir, o acólito se torna semelhante a Jesus que em palavras disse: “Eu estou no meio de vós como quem serve”. Assim sendo, os acólitos são aqueles que servem a Deus e aos seus irmãos na vida.

Vinícius concluiu: “O serviço de acólito que fazemos no Santuário é voluntário. É uma forma espontânea de servir a Deus e também de evangelizar, pois o nosso serviço é visto por muitos jovens, que vêm no fim de semana. Acaba que desperta a curiosidade, eles vêm perguntar como é o trabalho, como que funciona, então é gratificante poder de alguma forma contribuir para a evangelização das pessoas”.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno