Notícias

Equoterapia: reabilitação na Vila São Cottolengo

Atendimento é realizado há 11 anos e contribui para o desenvolvimento dos pacientes.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_TXT_02_2014_10_24O quadro Em Nome da Vida exibido no Programa Pai Eterno desta sexta-feira, 24, destacou como é o atendimento de equoterapia oferecido na Vila São Cottolengo, em Trindade (GO). A atividade proporciona a melhora no desenvolvimento motor e no equilíbrio dos pacientes. (Assista ao vídeo abaixo)

O espaço é amplo e todo reservado para as atividades de equoterapia. Professores atenciosos e cheios de carinho tem o prazer de ensinar e ver o crescimento de cada um. As atividades são realizadas de uma a duas vezes por semana. São 40 minutos em cima do cavalo.

A Karen, de 12 anos, trabalha sempre com as argolas. “Essa paciente tem o quadro sequelar de diparesia espástica, uma dificuldade em membros inferiores, em andar. Associado a isso, ela tem uma dificuldade no aspecto cognitivo, relacionado à memória, atenção, coordenação, o que interfere na sua coordenação motora”, explica o terapeuta ocupacional Thiago Henrique de Andrade.

A paciente é um exemplo dos benefícios da atividade. Ela já frequenta o local há três anos. Thiago lembra que quando ela chegou na Vila, não conseguia andar e tinha muita dificuldade de equilibrar o corpo.

A Michele também é uma paciente que já apresenta mudanças depois que começou a frequentar a terapia. Além da deficiência visual, ela tinha muita dificuldade de equilíbrio. Hoje, cheia de orgulho, a mãe Elissandra Cristina da Cruz conta o quanto a filha já desenvolveu: “Quando a gente passou pelos médicos, eles recomendaram que ela viesse para ter mais postura, mais equilíbrio, se socializar mais. Tudo isso ela já ganhou”.

Veja também: 

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_TXT_2014_10_24A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo para trabalhar o desenvolvimento físico e psíquico dos pacientes com deficiência. Esse serviço já é oferecido pela Vila São Cottolengo há 11 anos. Tanto pacientes internos como pessoas da comunidade são atendidos.

A Vila São Cottolengo é a pioneira em todo o estado de Goiás em oferecer o tratamento através da equoterapia. A atividade exige a participação do corpo inteiro e por isso é de extrema importância para o desenvolvimento dos pacientes.

“É utilizar o cavalo como instrumento de reabilitação e habilitação. Então, tudo o que acontece com atividades na equoterapia o cavalo precisa estar necessariamente embutido. Se eu tenho um paciente com deficiência física, eu trabalho equilíbrio, coordenação motora, força muscular, habilidades de montar de descer do cavalo. Todas essas habilidades adquiridas vão favorecer uma marcha, uma coordenação do andar melhor, uma independência no andar melhor”, ressalta o terapeuta.

O paciente Juliano da Cunha, 22 anos, reconhece o quanto já melhorou depois que passou a fazer a terapia após ficar com sequelas de uma paralisia cerebral: “Eu caia, agora não caio mais. Antes eu não tinha força na mão, equilíbrio, coordenação, agora eu tenho mais”.

Durante a terapia os pacientes não tiram o sorriso do rosto. Aprendem, crescem e se desenvolvem. Além de tudo, recebem muito amor. “O que seria dessas crianças se não fosse a Vila. Isso aqui para eles, além da aprendizagem é uma diversão que eles tem no dia a dia de vir, brincar, conversar, interagir com as pessoas”, conclui a Elissandra da Cruz.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno