Notícias

Jesus Cristo, o Rei do Universo

Pe. Idemar Costa fala sobre a Festa do Cristo Rei, celebrada pela Igreja neste domingo, 23 de novembro.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2014_11_17Este domingo, 23, é muito especial para os católicos de todo o mundo, pois a Igreja celebra a proclamação de Jesus Cristo como o Rei do Universo. Nesta data também é celebrado o fim do Tempo Comum e do Ano Litúrgico para dar início a um período de espera e preparação para a festa do nascimento de Jesus: o Advento. Sobre o assunto, o Programa Pai Eterno exibiu nesta segunda-feira, 17, entrevista com o Pe. Idemar Costa, que explicou qual é o sentido da celebração e deixou uma mensagem especial  sobre a solenidade de Cristo Rei. (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Qual é o sentido e por que foi instituída essa solenidade de Cristo Rei? Qual é o significado dela?

Pe. Idemar Costa: Início do século XX, o mundo estava vivendo uma situação de difusão de sistemas ditatoriais e de anticlericalismo. A Igreja sentia-se perseguida, e o Papa Pio XI como primeira encíclica dedicou então a Festa de Cristo Rei do Universo, declarando assim que o mundo, a história e a vida humana estavam sobre a direção de Cristo, Alfa, Ômega, princípio e fim de todas as coisas. Tudo converge para o Cristo, tudo termina no Cristo.

Douglas Branquinho: Em qual base foi feito este argumento de Cristo Rei?

Pe. Idemar Costa: Jesus vai dizer à Pilatos: O meu Reino não é deste mundo. Logo, o Reino de Cristo vai para além deste mundo. Ele quer, com o Seu Reino, ser sinal de serviço, sinal de pastoreio, pois não veio para dominar, não veio para sacrificar, nem para exterminar, mas de fato, instaurar o Reino de justiça, de equidade, de amor, de solidariedade, de vida fraterna. Portanto, no Reino de Deus, todos são iguais, sem distinção, todos têm direito, não há melhor, nem menor, todos vivem sobre a direção de Deus e, portanto, gozando e provando da plenitude da sua bondade, da sua caridade.

DESTAQUE_ENTREVISTA_TXT_2014_11_17Douglas Branquinho: Qual é a data da solenidade de Cristo Rei?

Pe. Idemar Costa: A Festa de Cristo Rei é uma festa móvel. Logo, neste ano de 2014, ela vai cair dia 23 de novembro, finalizando o Ano Litúrgico e dizendo que em Cristo tudo, tudo, ganha sua plenitude de vida. Este sentido é também para combater aqueles sistemas ditatoriais, onde os homens se diziam reis, e que tudo estava sobre a força da sua vontade. Com esta carta, Pio XI vai nos dizer: Tudo só está sobre a vontade de Deus, sobre a direção de Deus, sobre o Seu olhar. Tudo converge para Cristo, porque Ele é a origem, a fonte, onde tudo se encaminha.

Douglas Branquinho: Então, qual é a reflexão que nós devemos fazer nesta data?

Pe. Idemar Costa: Se tudo nasce e se encaminha para Cristo, tudo a Ele deve ser consagrado. A nossa vida, a nossa história, toda a dimensão humana, toda a história e todo o mundo. Portanto, cabe a nós estarmos no mundo sem ser Dele, fazendo positivamente a diferença, não deixemo-nos enganar, ludibriar, pois vivamos em plenitude a vontade de Deus que está expressa em Tua palavra. E neste dia, é bom e importante lembrar, que é dia do cristão leigo, este, estando no mundo, deve ser sinal de diferença. Não podemos viver de qualquer jeito, não podemos viver sobre a direção do mundo, do pecado, da dominação e do egoísmo.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store