Notícias

Lembranças de um dia especial na Casa do Pai

Religiosos recordam como foi participar da missa de instalação do título de Basílica no Santuário do Divino Pai Eterno.

DESTAQUE_ESPECIAL_TXT_001_2014_11_20Esta semana o Programa Pai Eterno está homenageando a Casa do Pai com uma série de reportagens especiais sobre os oito anos da instalação da Sacrossanta Basílica, título concedido pelo Vaticano ao Santuário de Trindade (GO) em 18 de novembro de 2006. Nesta quinta-feira, 20, o destaque foi para os religiosos que participaram do processo e estiveram presentes nesta celebração tão especial. (Assista ao vídeo abaixo)

Foi um momento inesquecível e de grande importância na formação de religiosos que, na época, ainda eram jovens seminaristas. O irmão Michael Goulart tinha apenas 16 anos de idade, e dois anos de seminário, quando ajudou no grupo que montou o processo e, também, na Liturgia do dia da instalação. “Foi algo muito interessante, era algo que não conhecíamos, era diferente, e foi interessante conhecer essa identificação que a Basílica teria a partir de então e conhecer a partir desse dado: de Santuário para Santuário Basílica”, lembrou.

Pe. Welinton Silva ainda era um seminarista que ajudava no Santuário quando recebeu a missão de auxiliar em todos os preparativos para a instalação. Ele contou que foram detalhes minuciosos, que ele guarda com muito carinho na memória: “Para mim foi um momento de grande felicidade, poder visualizar tudo aquilo e ver na recepção do povo com esse título de Basílica Menor, e naquele tempo nós ainda usávamos o título por inteiro ‘Sacrossanta Basílica Menor do Divino Pai Eterno’, as pessoas fazendo com que uma segunda Festa de Trindade acontecesse na nossa cidade. Então, vieram pessoas de muitos lugares do Brasil. Foi um momento muito bem preparado”.

Veja também:

DESTAQUE_ESPECIAL_TXT_002_2014_11_20Oito anos depois, a memória do Ir. Michael também traz muitos detalhes daquela época. “Eu participei tanto da preparação quanto no dia, na cerimônia. Eu cumpri a função de naviculário, alguém que carrega a naveta, que abre a procissão de entrada e trabalha durante a Liturgia. Eu me recordo que foi uma cerimônia emocionante, que nos fez rezar muito. Na época, o padre Robson era o reitor do Santuário e havia uma veste especial para aquele que era o reitor da Basílica”, ressaltou.

Eles se emocionam ao falarem sobre um momento que viveram, e que foi um grande passo no crescimento da devoção Divino Pai Eterno. “O momento mais marcante foi quando o padre Robson apresentou para o povo o decreto de instalação da Basílica Menor do Divino Pai Eterno, que naquele momento era um presente do Papa Bento XVI para todos nós”, recordou Pe. Welinton.

Já o Ir. Michael falou que é agradecido por ter vivido aquele dia e espera participar de outros também especiais: “Eu acredito que válido de tudo isso é olhar para a história com um olhar agradecido e também olhar para o futuro com o coração esperançoso de que a história aconteceu, está acontecendo e existe um futuro muito bonito, muito grande para o trabalho realizado aqui em Trindade”.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store