Notícias

À espera do nascimento de Jesus

Pastoral Familiar inicia novenas com famílias. Momento é de preparação para a chegada do Filho do Pai Eterno.

DESTAQUE_FINAL_DE_SEMANA_TXT_2014_11_23Dezembro se aproxima e com ele os preparativos para a celebração do nascimento de Jesus. É no Natal que os fi lhos e fi lhas do Divino Pai Eterno devem se preparar para que o Cristo Salvador também nasça em cada coração. Um momento de se abrir a Ele e aprender, com as atitudes de Maria e José, a viver segundo a vontade do Pai.

Nesse sentido, as comunidades se movimentam e se organizam para as Novenas do Natal em Família.Em Trindade, a Pastoral Familiar coordena visitas para que as famílias se coloquem na presença de Jesus e se renovem na vida cristã.

A coordenadora da Pastoral Familiar, Leonice Ribeiro Godoi, explica que as novenas são “encontros meditativos e reflexivos que ajudam as pessoas, famílias e comunidades a experimentarem a alegria do Natal, oferecendo a to- dos a esperança que brota do nascimento de Jesus”.

Nesse período, a pastoral se divide em grupos para realizar visitas às comunidades. A cada dia, as famílias se reúnem em uma casa diferente até completar o ciclo de nove encontros. A novena segue temas direcionados à família.

O primeiro dia traz como tema “A Luz brilha nas trevas”; no segundo, “A Luz vem ao mundo: renasce a alegria”; no terceiro, “A Luz vem salvar e não condenar”; no quarto, todos são convidados a refletir sobre os “Discípulos missionários da Luz”; no quinto dia, as famílias rezam pela “Luz e Alegria na festa da vida”; no sexto, sobre a “Luz para amar”; no sétimo dia, o tema é a “Luz da vida eterna”. Já caminhando para o fi m da Novena, as famílias rezam no oitavo encontro o “Terço da Luz”, os mistérios luminosos. E, para encerrar a preparação para a chegada do Filho de Deus, a celebração tem como tema “Permanecer na Luz”.

“Normalmente são distribuídos dois casais por comunidade, fazendo uma seleção, pois não temos condições de atuar em todas em que estes atuam dando suporte. É o direcionamento para que as novenas aconteçam da melhor maneira possível, levando as pessoas a fazerem uma refl e- xão de que o Natal é muito mais do que comida, bebida e presentes. É preparar bem o nosso coração para receber o aniversariante Jesus”, detalha a coordenadora da Pastoral Familiar.

Para Leonice Ribeiro, as Novenas do Natal buscam preparar o coração como uma verdadeira manjedoura para acolher verdadeiramente Jesus: “As Novenas de Natal unem as famílias e comunidades em oração, em que orientadas pela Palavra de Deus, a vivência em comunidade e partilha de uns com os outros, nos oferece a oportunidade ração à ação de Deus, e consequentemente, sermos mais atuantes em nossa família e Igreja”. Os encontros da Novena do Natal devem começar, em Trindade, no dia 11 de dezembro. O encerramento acontece na semana que antecede o Natal com uma celebração na Igreja Matriz.

Para fazer o bem

DESTAQUE_FINAL_DE_SEMANA_TXT_002_2014_11_23Além do momento de oração, a Pastoral Familiar aproveita os encontros para cadastrar as famílias e conhecer suas necessidades. Esse diagnóstico auxilia o trabalho da Igreja, considerando que é também uma forma de estreitar os laços de amizade com as comunidades. Com base nisso, algumas famílias passam a ser acompanhadas pela pasto- ral que, diante da necessidade e disponibilidade, oferece assistência social. Para celebrar o Natal de 2014, a pastoral planeja pro- mover uma ação maior. “Neste ano queremos implantar em uma região carente da cidade, com suas respectivas co- munidades, o primeiro Natal Solidário da Pastoral Fami- liar, o qual contará com momento de oração, distribuição de lanche, brinquedos e também recreação para as crian- ças”, revela a coordenadora.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno