Notícias

Advento: Tempo de oração e espera pelo nascimento de Jesus Cristo

Pe. Wenderson Silva Fernandes fala sobre o Tempo Litúrgico que tem início no dia 30 de novembro.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2014_11_24No próximo domingo começa o Advento, tempo de espera e preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Sobre este Tempo Litúrgico tão especial para a Igreja, o Programa Pai Eterno exibiu entrevista com o Missionário Redentorista Pe. Wenderson Silva Fernandes, que falou sobre o significado, a liturgia, a cor litúrgica, as figuras bíblicas e ainda como os cristãos devem refletir neste tempo.  (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Padre, o Ano Litúrgico se diferencia do Ano Civil, ele não ocorre no mesmo tempo. Quando começa o Ano Litúrgico e o que é o Tempo do Advento?

Pe. Wenderson: O Ano Litúrgico tem início no primeiro domingo do Advento, que este ano será no dia 30 de novembro. Com esse primeiro domingo do Advento, nós iniciamos o novo Ano Litúrgico.

Douglas Branquinho: O que quer dizer Advento? Vem de “adventus”, do latim, não é isso?

Pe. Wenderson: Sim, vem do latim. É Aquele que há de vir, ou seja, Aquele que vem ao encontro da humanidade. O Filho do Pai Eterno, Jesus Cristo, que se encarna na história, assumindo a nossa condição de ser humano.

Douglas Branquinho: Então o Advento é o tempo de espera, de preparação para a vinda de Jesus Cristo?

Pe. Wenderson: Justamente. O Advento é marcado por essa necessidade fundamental para o cristão de bem se preparar para celebrar o mistério da encarnação de Deus na história, que culmina com a celebração do Natal do Senhor.

Douglas Branquinho: Como é a questão litúrgica do Advento?

Pe. Wenderson: A Liturgia do Tempo do Advento é marcada pela necessidade daquele que celebra e espera a vida do Salvador, de assumir uma postura de convenção, isto é, aquele de prepara a vida, o coração pelas atitudes, fazendo uma boa confissão para poder bem experimentar o mistério da salvação do nosso Deus, que se revela em Seu filho Jesus Cristo, quando nós celebramos o Natal do Senhor.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2014_TXT_11_24Douglas Branquinho: Padre, qual é a cor litúrgica do Advento e qual é o seu significado?

Pe. Wenderson: Como todo Tempo Litúrgico, o Advento tem uma cor que o caracteriza, que é a cor roxa, que indica o nosso espírito aberto ao chamado da convenção que o nosso Deus nos faz. Manifestando nesta cor, dizemos também da nossa humildade, da nossa necessidade, que nós reconhecemos que nós precisamos nos converter para melhor acolher a novidade do Pai Eterno na nossa vida, que é Jesus Cristo.

Douglas Branquinho: Quais são as figuras bíblicas do Tempo do Advento?

Pe. Wenderson: Destaca-se fundamentalmente neste tempo do Advento a figura de Maria, a mulher que é serva, a mulher que crê e que acolhe na sua vida a proposta do Pai Eterno. Também a figura de João Batista, aquele que é o precursor, aquele que anuncia e prepara os caminhos para a vinda do Salvador pela sua autenticidade de vida, pela sua prática de justiça e conclamando o seus conterrâneos e contemporâneos para a necessidade da conversão.

Douglas Branquinho: Dados então os exemplos de João Batista e de Maria, como nós cristãos devemos fazer a reflexão neste tempo?

Pe. Wenderson: Para nós que vamos estar preparando para celebrar o Natal do Senhor, que seja um tempo de preparação, de conversão, fazer uma boa confissão, participar bem das celebrações para quando chegar na noite do dia 24, nós possamos celebrar este mistério de coração limpo, de alma purificada, para aceitar a novidade, a salvação do nosso Deus, o Pai Eterno, que se manifesta em Jesus Cristo, Seu filho e nosso irmão.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno