Notícias

Papa Francisco na Turquia para encontrar o Patriarca Bartolomeu

O Papa chegou à capital turca, Ancara, às 13 horas locais, dando à […]

REUTERS589755_ArticoloO Papa chegou à capital turca, Ancara, às 13 horas locais, dando à sua visita de três dias, naquela que constitui a sua sexta viagem fora da Itália. Hoje a primeira etapa, em Ancara, onde terá encontros com as autoridades do país, nomeadamente o presidente Erdogan, o primeiro-ministro Davutoglu e o presidente da Diyanet – o organismo governamental para as Questões Religiosas. Amanhã, sábado, a transferência para Istambul, com o encontro com a pequena comunidade católica da Turquia e, sobretudo, com o Patriarca Ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I, com o qual celebrará, domingo, a festa de Santo André, patrono do patriarcado ecuménico.

Esta viagem coloca-se no âmbito de anteriores visitas dos Bispos de Roma, sempre ligadas à relação especialíssima com o Patriarcado de Constantinopla. Começou Paulo VI, em 1967, seguindo-se-lhe João Paulo II, em 1979, e Bento XVI em 2006. Antes ainda, como figura tutelar que preparou o terreno a um clima cordial de diálogo ecuménico e mesmo inter-religioso, há que recordar Angelo Roncalli, depois Papa João XXIII, que ao longo de dez anos foi Delegado Apostólico na Turquia e na Grécia, deixando a sua marca de respeito por todos e de amizade e testemunho cristão.

O encontro com o Patriarca Bartolomeu, em Istambul, sábado à tarde e domingo de manhã, culminará com a assinatura de uma Declaração conjunta e a bênção final da varanda do Palácio patriarcal, após a Divina Liturgia da festa de Santo André, celebrada pelo Patriarca na presença do Papa. Embora desde há muito reinem boas relações eclesiais entre Roma e Constantinopla, é de sublinhar a especial cordialidade e amizade pessoal que se estabeleceu desde o primeiro momento entre o Papa Francisco e o Patriarca Bartolomeu.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store