Notícias

Qual o Ano Litúrgico a Igreja Católica está vivenciado?

Saiba mais sobre o conjunto de leituras bíblicas divididas por ano de acordo com a sequência da Liturgia.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2014_12_17_004As celebrações da Igreja Católica possuem um conjunto de leituras bíblicas que se repetem a cada três anos. A Liturgia segue uma sequência de leituras, dividas em anos: A, B e C. A cada um é atribuído o nome de um evangelista da Bíblia Sagrada. O quadro Fique Por Dentro exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 17, abordou cada um deles. (Assista ao vídeo abaixo)

“No ciclo de um ano, a Igreja celebra todo o Mistério de Cristo desde a sua encarnação, o seu nascimento passando por toda a Vida, prisão, Paixão, Morte, Ressurreição, Pentecostes, Ascenção até a espera do Cristo no seu momento de volta”, explicou Pe. Idemar Costa, Missionário Redentorista.

O Ano Litúrgico que a Igreja vivencia hoje é o Ano B. Pe. Idemar ressaltou que até o ano que vem a leitura principal do Evangelho segue o Evangelho de São Marcos, que traz uma visão toda especial de quem acompanhou a Paixão de Jesus: “O Ano B tem como referência o Evangelho de São Marcos. Ele quer nos mostrar quem é Jesus, um Jesus mais dinâmico, mais humano, que está sempre em ação, curando, expulsando demônio, sempre para favorecer a pessoa humana e conduzi-la ao projeto de Deus Pai”.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2014_12_17_003Pe. Idemar contou ainda que São Marcos era de origem judaica e de família cristã e sempre se dedicou à evangelização: “Um homem dedicado à missão. Um homem fervoroso, forte. Certamente, em Roma, vai ajudar muitos a descobrirem o valor da fé, a aderirem a Jesus, abraçá-lo como sinal e força de sua vida”.

O Ano B começou no dia 30 de novembro deste ano e vai até o dia 28 de novembro de 2015. Os tempos referentes ao Ano Litúrgico são Advento, Natal, Tempo Comum, Quaresma e Páscoa. Para a Igreja Católica, viver o Ano Litúrgico é viver o Mistério de Cristo.

“Nós somos chamados a acompanhar Jesus em toda a Sua vida, Sua ação, em todo o Seu gesto de compaixão, amor pela pessoa humana. Portanto, se colocar no caminho Dele, viver com Ele e aprender Dele como também agir em função do outro para que ele possa ter vida e possa, sobretudo, como é desejo de Jesus, em toda a sua ação, salvar-se”, concluiu Pe. Idemar.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno