Notícias

Francisco: somente quem ama é livre

Somente o Espírito Santo torna o coração dócil a Deus e à liberdade. […]

OSSROM15096_ArticoloSomente o Espírito Santo torna o coração dócil a Deus e à liberdade. Foi o que afirmou o Papa Francisco durante a homilia da missa matutina, celebrada na capela da Casa Santa Marta.

Uma sessão de yoga não poderá ensinar um coração a “sentir” a paternidade de Deus, nem um curso de espiritualidade zen o tornará mais livre de amar. Somente o Espírito Santo tem este poder. Em sua homilia, o Papa Francisco se inspirou no episódio do dia do Evangelho de Marcos: a multiplicação dos pães e o assombro dos discípulos ao verem Jesus caminhar sobre as águas. Os apóstolos, disse, “não entenderam o milagre dos pães porque o coração deles estava endurecido”.

Vida dura e muros de proteção

Um coração pode ser de pedra por tantos motivos, observou. Por exemplo, por causa de “experiências dolorosas”. Aconteceu com discípulos de Emaús, temerosos de se iludirem outra vez. Aconteceu com Tomé, que não quis acreditar na Ressurreição de Jesus. E “outro motivo que endurece o coração – indicou Francisco – é o fechamento em si mesmo”:

“Construir um mundo em si mesmo, fechado. Em si mesmo, na sua comunidade ou na sua paróquia, mas sempre fechamento. E o fechamento pode girar em torno de tantas coisas: pensemos no orgulho, na suficiência, pensar que eu sou melhor que os outros, inclusive a vaidade, não? Existem o homem e a mulher-espelho, que estão fechados em si mesmos por olhar continuamente a si mesmos, não? Esses narcisistas religiosos, não? Mas têm o coração duro, porque estão fechados, não estão abertos. E tentam se defender com esses muros que constroem ao seu redor”.

A segurança da prisão

Há também quem se esconda atrás da lei, seguindo “literalmente” o que os mandamentos estabelecem. Aqui, afirmou Francisco, o que endurece o coração é um problema de “insegurança”. E quem busca solidez no ditado da lei se sente seguro, disse o Papa com ironia – como “um homem ou uma mulher na cela de uma prisão atrás das grades: é uma segurança sem liberdade”. O contrário daquilo que Jesus nos trouxe, ou seja, a liberdade:

“O coração, quando endurece, não é livre e se não é livre é porque não ama: assim terminava o Apóstolo João na primeira leitura. O amor perfeito expulsa o temor: no amor não há temor, porque o temor supõe castigo, e quem teme não é perfeito no amor. Não é livre. Sempre tem o temor que aconteça algo de doloroso, triste, que me faça ir mal na vida ou arriscar a salvação eterna … São tantas imaginações, porque não ama. Quem não ama não é livre. E seu coração estava endurecido, porque ainda não aprendeu a amar”.

O Espírito nos torna livres e dóceis

Então, “quem nos ensina a amar? Quem nos liberta dessa dureza?”, pergunta o Papa Francisco. “Somente o Espírito Santo”, é a sua resposta:

“Você pode fazer mil cursos de catequese, mil cursos de espiritualidade, mil cursos de yoga, zen, e todas essas coisas. Mas tudo isso nunca vai ser capaz de lhe dar a liberdade de filho. Somente o Espírito Santo move o seu coração para dizer ‘Pai’. Somente o Espírito Santo é capaz de afastar, de quebrar essa dureza de coração e tornar um coração macio … Não sei, eu prefiro a palavra… “dócil”. Dócil ao Senhor. Dócil à liberdade do amor”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno