Notícias

Turismo Religioso em Trindade cresce a cada dia

Com o constante fortalecimento da devoção ao Divino Pai Eterno, a Capital da Fé de Goiás se qualifica cada vez mais para melhor acolher os romeiros.

ROMARIA_2013_TRINDADE_2A cidade de Trindade, localizada na Região Metropolitana de Goiânia, em Goiás (GO), nasceu e cresce a partir da devoção ao Divino Pai Eterno, que completa 175 anos em 2015. Quanto mais o tempo passa, maior é a quantidade de pessoas que conhecem, dedicam sua fé e buscam ficar mais perto do Pai Eterno.

Por esta razão, o turismo religioso é marcante na cidade. Também conhecida como a Capital da Fé de Goiás, Trindade recebe, não somente na época da Romaria do Divino Pai Eterno, romeiros e peregrinos de todas as regiões do país e até do exterior durante todo o ano.

No total anual, a estimativa do número de visitantes é em torno de 4 a 5 milhões nos pontos religiosos e turísticos da cidade. São centenas de caravanas que chegam todo mês. Semanalmente cerca de cinco mil novos fiéis visitam a cidade, o que resulta em um crescimento anual de 20% no número de peregrinos durante todo o ano.

DESTAQUE_NEWSLETTER_2015_02_09_007

Somente na época da Romaria do Divino Pai Eterno, dez dias entre junho e julho, Trindade recebe cerca de 2,5 milhões de pessoas. Em 2014, foram 2,8 milhões de romeiros.

Segundo pesquisa do Instituto Verus, em 2014, 13,4% dos entrevistados faziam pela primeira vez a Romaria em 2014; 22,8% haviam participado de duas a quatro vezes; 28,3 participaram em cinco a dez Romarias; enquanto 35,6% continuam a tradição há mais de dez anos. Outro dado do levantamento é de que 18% dos romeiros eram de outras localidades do país, principalmente Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo.

A presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Goiás, Suely de Assis da Cunha, afirma que, com a divulgação do trabalho de evangelização feito pela Basílica nos estados do Brasil, houve maior abertura para o turismo religioso no município: “É uma cidade que está tendo uma grande demanda, grande procura. A área religiosa é muito envolvente. Quando a gente leva o peregrino até Trindade para fazer o tour religioso, ele fica tão encantado, tão emocionado”.

Preocupação em melhor acolher 

Atualmente são mais de 100 hotéis e pousadas e cerca de 50 restaurantes em Trindade. A criação do Projeto de Planejamento Estratégico do Turismo Religioso de Trindade tem ajudado, desde 2008, a promover ações para melhorias em hospedagem e alimentação para o romeiro.

Neste ano, uma reestruturação deste projeto está sendo finalizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO). A proposta prevê o Circuito Fé no Coração do Brasil, que busca a implantação de mais ações para atender de maneira eficaz os devotos que visitam Trindade.

“Desde que o planejamento existe, o cenário mudou decorrente aos novos empreendimentos, ao Novo Santuário e, principalmente, ao crescimento do fluxo turístico. A primeira versão já foi executada acima de 55%. A revisão pretende entregar uma atualização de ações necessárias, referenciando o novo cenário do turismo local. O plano funciona como uma ferramenta norteadora tanto para administração pública como para orientar os investimentos da iniciativa privada”, explicou a analista do Sebrae-GO e responsável pelo projeto, Andréa Santos Carneiro.

Após a conclusão e entrega do projeto, a intenção é envolver ao máximo a sociedade trindadense. ”É necessário divulgar e distribuir o plano para que qualquer um envolvido no turismo de Trindade possa se orientar por ele. É um documento público. Por parte do Sebrae, o que será feito de imediato é um enquadramento de execução de ações a curto prazo, que podemos cumprir e contribuir com o efetivo uso da ferramenta de gestão, dentro do projeto Circuito Fé no Coração do Brasil”, completou a analista.

Pelo fato de a devoção ser muito antiga e ter se expandido através dos meios de comunicação, mais e mais pessoas passaram a conhecer, a participar e querer visitar Trindade. Por isso, a cidade busca se estruturar cada vez mais.

De acordo com o Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás e Presidente Fundador da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), Pe. Robson de Oliveira, ainda são muitos desafios para enfrentar, mas a Igreja também tem trabalhado na melhoria no acolhimento aos romeiros.

DESTAQUE_FILHOS_PEREGRINOS_2014_12_23_001

“Na centenária Igreja Matriz, já fizemos algumas etapas de restauração. O Santuário Basílica passa por manutenções constantemente. Também pensando no romeiro e na melhor acolhida é que demos início à construção do Novo Santuário, que já completa quase três anos de obras. Estamos organizando e estruturando ainda um ambiente, em Trindade, para palestras, orientações das pessoas e também para fazer shows artísticos e dar entretenimento para os romeiros que vêm a Trindade”, ressalta Pe. Robson de Oliveira.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store