Notícias

Confira o significado de cada estação da Via Sacra

No total, 14 estações retratam a Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, deixando a esperança da Ressurreição.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2015_03_04_001O quadro Fique Por Dentro exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 4, mostrou que a Via Sacra tem 14 estações que retratam a Paixão de Cristo, ocorrida em Jerusalém. Saiba qual é o significado de cada uma delas. (Assista ao vídeo abaixo)

Na primeira estação, Pilatos condena Jesus à morte. Na segunda estação, Ele é entregue aos judeus e toma a cruz aos ombros, para começar a sofrida caminhada. Na terceira, temos a representação de Jesus caindo sob a cruz pela primeira vez e recebendo a coroa de espinhos.

“Na quarta estação, Jesus encontra-se com sua mãe. Imagina-se que Nossa Senhora ficou sabendo, por meio de São João, que Jesus tinha sido condenado mesmo e ela então vai procurar o seu filho. Ela sai pelas ruas da cidade procurando seu filho, até encontrá-lo”, explicou Pe. Ângelo Licati, Missionário Redentorista.

A quinta estação é onde, a caminho do Calvário, Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz. A estação de número seis traz uma mulher de Jerusalém limpando o rosto ensanguentado de Jesus.

A sétima estação representa o peso da cruz. As forças de Jesus se esgotam e o cansaço é quase insuportável. Com dores e muito abatido, Jesus cai pela segunda vez. Na oitava estação, Jesus consola as mulheres de Jerusalém, que choram ao vê-lo em meio a tanto sofrimento. Na nona estação, no topo do Calvário, os algozes o chicoteavam e Ele cai pela terceira vez. Já na décima parada, Ele é despido de suas vestes.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2015_03_04_002Padre Ângelo explicou também a décima primeira estação: “Representa a crueldade da pregação de Jesus. Ele é fixado na cruz por pregos nos pulsos, e depois nas juntas do tornozelo e calcanhar”.

A morte de Jesus é representada na décima segunda estação. Em seguida, o corpo de Jesus é retirado da cruz e colocado nos braços de sua mãe. E por fim, na décima quarta estação, o corpo de Jesus é depositado no sepulcro.

Ainda segundo Pe. Ângelo, o que fica é a esperança da Ressurreição. “Esse amor, essa entrega total de Jesus, nós meditamos na Semana Santa. Tem que ser com muita compaixão. Claro que Jesus não sofre mais, Ele está glorioso no céu, ressuscitou, mas o Cristo vivo na história da humanidade está dentro de cada pessoa”, ressaltou.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Cleide Eugénio
    25/3/2023 - 14:55:24

    Gostei muito do texto.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno