Notícias

O Evangelho e a Quaresma

Pe. Idemar Costa fala sobre a importância da Liturgia durante o tempo de preparação para a Páscoa de Jesus.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_03_16_001A Quaresma é um itinerário de reflexão da vida e missão de Jesus até a festa da Ressurreição. A Liturgia neste período, pelos Evangelhos e pelas leituras bíblicas, é instrumento de internalização da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Sobre o assunto, o Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 16, exibiu entrevista com o Padre Idemar Costa. O Missionário Redentorista falou sobre o significado e a importância do Evangelho na Quaresma. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: Quais são os Evangelhos da Quaresma?

Pe. Idemar Costa: Eu queria começar dizendo que a temática, pelo menos a meu ver, para este Tempo Quaresmal do Ano B é: “Jesus é o filho de Deus, escutai-o”. Este é o centro de toda a Quaresma e, a partir daí, cada semana vai nos convidar a vivenciar uma dimensão deste encontro com Jesus.

Talíta Carvalho: Padre, o que faz da Quaresma um período único e distinto do restante do Ano Litúrgico?

Pe. Idemar: A Quaresma nos prepara para a principal festa cristã, a Páscoa de Jesus. Ela é especial por conta deste evento. Jesus se depara com a dor, com a fragilidade, com todas as situações humanas. Aparentemente a morte extingue a tudo, mas é justamente a experiência da ressurreição que nos faz esperar e crer que há vida para além da morte.

Talíta Carvalho: Padre, agora temos a participação de uma devota, a Socorro Maria Macedo, do Piauí. Ela pergunta qual é a importância do Evangelho na Quaresma.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_03_16_002Pe. Idemar: Socorro, a Palavra é o próprio Jesus. Ele é o Evangelho do Pai expresso na realidade para o mundo. Crer no Evangelho, despojar-se para ouvi-lo e, ao mesmo tempo, vivenciá-lo é dizer: A minha vida, em comunhão com Cristo, me leva a experimentar a Páscoa já aqui e agora; a esperar por ela de uma forma definitiva ao findar-me o caminho neste mundo.

Talíta Carvalho: Mais uma pergunta de uma devota, padre. Desta vez, da Jussara Cassiana Diniz, de Verdelândia, interior de Minas Gerais. Ela pergunta: De que maneira a Quaresma nos ajuda a fortalecer a comunhão com Deus e também com os irmãos?

Pe. Idemar: A Quaresma é um tempo forte para toda a expressão cristã. A Igreja nos diz que três práticas devem estar presentes, alimentando a nossa vivência: o jejum, a oração e a penitência, mas nada disso faz sentido se não for motivado pelo sentimento do amor a Deus e aos irmãos. É isso que dá sentido a toda a nossa experiência de fé. É isso que nos faz vivo, forte, nos faz crer e esperar. O Evangelho dentro deste tempo litúrgico vai nos fortalecer, revigorar para tudo viver, sem perder este sentimento de amor por Deus e de amor pelos irmãos.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno