Notícias

Lar Pio XII: acolhimento e formação para crianças, jovens e adultos

Localizada na Vila Mutirão, em Goiânia (GO), a obra social recebe o apoio da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe).

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2015_03_24_002O destaque do quadro Em Nome da Vida exibido no Programa Pai Eterno desta terça-feira, 24, foi para o Lar Pio XII, em Goiânia, uma obra social de muita tradição que recebe o apoio da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). Criada há 58 anos, já funcionou em vários locais. Hoje, o trabalho é realizado na Vila Mutirão, um bairro da periferia de Goiânia (GO). (Assista ao vídeo abaixo)

A instituição atende cerca de 60 crianças e adolescentes, entre sete e 14 anos, durante o contraturno escolar. “Estamos neste ano com oficinas de Português, Inglês, Informática, formação humana, artes e dança”, explicou a presidente do Lar Pio XII, Ir. Maria Helena Carvalho.

O objetivo do Lar é oferecer apoio às famílias, como é o caso da dona de casa Dorlene Xavier de Godoi. “Acho que é muito bom para a comunidade carente. A região é carente e ajuda muito a dar uma expectativa para as crianças. Achei que meu filho ficou mais educado, mais carinhoso com a família e em geral”, disse.

As oficinas buscam dar formação intelectual e humana. No curso de Informática, por exemplo, o contato com o computador abre portas para quem não teria essa oportunidade. A instrutora Larissa Rodrigues Vieira contou que aprimora os exercícios conforme a necessidade dos alunos: “É algo bem dinâmico, passo todas as informações de forma criativa para também aproximar da realidade deles e de como eles enxergam as coisas. Já que são crianças e adolescentes, então eu tenho que aproximar com essas ferramentas, sendo algo dinâmico e lúdico”.

Eduardo Galvão de Araújo, 13 anos, faz questão de aproveitar tudo ao máximo. “Gosto daqui porque temos esportes, música e algumas outras oficinas bem bacanas. Se eu não estivesse aqui, eu poderia estar por aí fazendo muita coisa errada”, ressaltou.

Veja também: 

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2015_03_24_001O Lar Pio XII também atende jovens e adultos com ensino profissionalizante. O curso de Costura é a oportunidade de conquistar uma vaga de trabalho. “Meu objetivo é trabalhar em casa, ou trabalhar fora. Qualquer oportunidade que surgir eu estou pegando. Eu só mexia com barra, agora não, qualquer peça que vier eu já tenho a noção de como costurar”, afirmou a dona de casa Cândida Maria de Jesus.

A professora Vila Barreto de Souza contou que no início as alunas sabiam pouca coisa: “Elas chegaram aqui e não sabiam nem enfiar a máquina. Hoje, já sabem, dominam e já estão com expectativa boa para o mercado de trabalho. A gente consegue perceber que elas já estão se preparando e fazendo planos para o mercado de trabalho, seja trabalhando em uma confecção ou na área de vendas, que é a vontade de algumas”.

Desde setembro de 2013, a obra social conta com o apoio da Afipe. “É uma ajuda fundamental para manter o bom funcionamento do Lar Pio XII. A Afipe assume o pagamento dos funcionários, dos encargos sociais e nós não temos outros recursos. Para a manutenção e limpeza nós contamos com doações da comunidade e outros locais, mas para cobrir essa despesa, se não fosse a ajuda da Afipe, não sei como poderíamos levar em frente nossa atividades”, concluiu Ir. Maria Helena Carvalho.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store