Notícias

Semana Santa, momento importante para a Igreja

Pe. Wenderson Silva explica como os cristãos devem vivenciar e relembrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_03_30_001Nos próximos dias, a Igreja Católica relembra a Paixão, Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Cristãos vivenciam o lamento pelo sofrimento Dele e se alegram com a chegada Páscoa, a Festa da Ressurreição. Foi sobre este assunto que o Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 30, exibiu um bate-papo especial com o padre Wenderson Silva Fernandes. O Missionário Redentorista falou sobre as celebrações da Semana Santa, e ressaltou o porquê deste momento ser tão importante para a Igreja. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: Padre, no próximo domingo a Igreja celebra a Páscoa. Como nós, cristãos, podemos vivenciar este momento?

Pe. Wenderson : Nós podemos experimentar o Mistério Pascal na expectativa carregada de esperança. Nós sabemos que a fé em Cristo nos confere uma vida nova, então a partir do Mistério Pascal, nós, em Cristo, ressurgimos para uma vida nova com Ele e com o próprio Deus, o Pai Eterno.

Talíta Carvalho: Também é um momento de muita fé e reflexão, não é mesmo padre?

Pe. Wenderson: É um momento oportuno para renovar a nossa fé no Mistério Pascal de Cristo, que é o Mistério Central da fé, que nós professamos a Ressurreição de Cristo e, também, a nossa ressurreição com Ele.

Talíta Carvalho: Falando agora sobre o Tríduo Pascal, o que ele significa e representa?

Pe. Wenderson: Ele começa na celebração da missa do Lava-Pés. Com essa missa, nós abrimos o Tríduo Pascal, como se fosse uma só celebração, encerrando então no Domingo de Páscoa. Nós meditamos a Vida, a Paixão, a Morte e a Ressureição de Jesus na expectativa de que também com Ele, nós ressuscitemos para uma vida nova.

DESTAQUE_NEWSLETTER_DESTAQUE_2015_03_06_007Talíta Carvalho: Sabemos que a Páscoa é uma das celebrações mais importantes para a Igreja Católica. Por que disso?

Pe. Wenderson: Porque o Mistério Pascal é que dá razão total da fé que nós professamos. Se Cristo não ressuscitou, vã seria a nossa fé. Então, a fé que nós professamos, está baseada na Ressurreição de Cristo, que é o fundamento central da nossa esperança, do nosso amor em Deus. Então, por isso essa importância da centralidade da Festa da Páscoa.

Talíta Carvalho: Padre, nós recebemos algumas perguntas de devotos. A primeira é da Ivonete Antunes, de Naviraí (MS). Ela afirma que é catequista e quer saber o que ela pode falar mais com os catequizandos dela sobre a Páscoa.

Pe. Wenderson: Ivonete, a catequese tem que partir do princípio da pessoa de Jesus. Quando se anuncia a pessoa de Jesus na catequese e, anunciamos a partir do Mistério Cental da nossa Páscoa, a catequese ficará mais alegre, mais dinâmica, uma vez que a própria Ressurreição de Cristo carrega nossa vida de esperança. Então, anunciar essa esperança que em Cristo nós temos, é saber que com Ele nós vivemos, com Ele nós morremos e com Ele, também, nós ressuscitamos.

Talíta Carvalho: Mais uma participação, padre. Qual é a diferença entre a Páscoa e o Tempo Pascal? A pergunta vem de Recife (PE) e é da Márcia Bastos Alves.

Pe. Wenderson: Márcia, a Páscoa é o significado da passagem, a celebração do Mistério de Deus, que entrega o Seu Filho por amor, para salvar a humanidade. O Tempo Pascal é na dimensão cronológica, mas também da graça, porque ele inicia no Domingo de Páscoa, se encerra no Domingo da Ascenção, preparando-nos para a celebração da Festa de Pentecostes.

Talíta Carvalho: Estamos em um momento muito especial durante toda essa semana, que culmina com a Páscoa no próximo domingo, não é mesmo padre?

Pe. Wenderson: Esta semana é muito importante e significativa para nós, cristãos. Nós vamos meditando os passos, a vida, o testemunho de Jesus Cristo. Assim como Ele, que subiu para Jerusalém para entregar Sua vida, por amor a Deus e por amor à humanidade, nós também seguimos o Seu exemplo vivendo com fé, fidelidade a Sua fé. Nós vamos testemunhando Ele, seguindo os Seus ensinamentos, mas também atualizando para que a nossa vida seja expressão de amor aos nossos irmãos e de amor ao nosso Deus, fazendo a nossa entrega, assim como Ele se entregou totalmente por nós.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno