Notícias

Círio Pascal: a luz e a vida de Jesus Cristo

Saiba mais sobre o símbolo, um dos mais importantes durante o Tempo Pascal.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2015_04_01_007No quadro Fique Por Dentro, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 1º de abril, o destaque foi para o Círio Pascal, um dos símbolos importantes no Tempo Pascal, que representa a luz e a vida do Pai Eterno. (Assista ao vídeo abaixo)

“Na cidade de Roma, eles gostavam muito das luzes e colocavam luzes e velas acesas em toda a cidade. Daí surgiu a ideia de se colocar uma vela grande, mais grossa, que diferenciasse de todas as outras, podendo significar nesta vela grande, com o nome de Círio, Jesus ressuscitado”, explicou Pe. Ney Antônio Barreto.

Na noite de sábado, antes do início da celebração, é montada uma fogueira. É nela que se acende o Círio Pascal. “Indo do sábado para a madrugada do domingo, na frente da igreja, junto com todos os fieis reunidos, se faz uma fogueira com a lenha da região. Esse fogo é chamado ‘Fogo Novo’, justamente se referindo a Jesus”, completou o padre Ney Antônio.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2015_04_01_005Depois de ser aceso no sábado, o Círio Pascal passa a ficar aceso em todas as celebrações, durante as próximas sete semanas até o Domingo de Pentecostes. Ele fica em um lugar de destaque no altar e também pode ser usado em celebrações especiais como o Batismo e também a Primeira Comunhão.

Sobre a cruz desenhada na vela, o padre explicou que ela “representa a doação de vida de Jesus, ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida. Quer dizer o princípio e o fim, Jesus é o tudo da nossa vida, é Ele que inicia toda essa obra grandiosa de Deus a nosso favor”.

Na celebração, já com o Círio aceso, a Páscoa é anunciada. “Ele é a luz do mundo e nós devemos ser luz com Ele, para o mundo e para todas as nações. Ser luz, ser sal que conserva, ser fermento na massa. Esse pedido de Jesus, de sermos luz com Ele, ressuscitados, é muito importante, toma conta da nossa vida, nós devemos nos apresentar sem fingimento, sem nos esconder, mas como luz através da nossa vida, de nosso comportamento, para que possamos ir alastrando essa luz pelo mundo”, concluiu o Missionário Redentorista.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno