Notícias

A solidariedade em gestos concretos

Religiosos, leigos, estudantes e profissionais da saúde contribuem com projeto das Obras Sociais Redentoristas.

NOTICIA-03-NEWSLETTER-2015-04-04_001Após uma bem sucedida ação social realizada em duas edições no ano passado, as Obras Sociais Redentoristas realizam um trabalho social que segue o tema da Campanha da Fraternidade 2015: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”; e o lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45). Em comunhão com a Paróquia Divino Pai Eterno (Igreja Matriz de Trindade), o projeto teve início em fevereiro e segue até junho.

Essa ação social está sendo realizada em cinco das sete regiões pastorais da Igreja Matriz, escolhidas por serem regiões periféricas que necessitam de maior assistência. O projeto é realizado nos dois últimos sábados de cada mês, em duas etapas: Pré-missão e Ação Social. A Pré-Missão consiste em visitas missionárias de casa em casa com equipes formadas por leigos e religiosos. Durante as visitas são feitas orações, bênção da casa, da água, proclamação do Evangelho, escuta a família, unção dos enfermos e atendimento de confissão.

A etapa da Ação Social acontece no sábado posterior ao da Pré-missão. Uma estrutura é montada, geralmente em um colégio da região, com consultório odontológico, salas para atendimentos com clínico geral, dermatologista, pediatra, nutricionista e ortopedista. São organizados espaços para massagem, cantinho da beleza, parquinho para as crianças, orientação jurídica e também uma farmácia que fornece remédios de maneira gratuita.

“Ganhamos diversos medicamentos e contamos com um farmacêutico, que permanece durante a Ação Social acompanhando as entregas dos remédios. A pessoa faz a consulta com o médico, se ele receitar algum medicamento, a pessoa passa na farmácia e pega o remédio com o farmacêutico”, explica Pe. Reinaldo Martins de Oliveira, diretor das Obras Sociais Redentoristas.

NOTICIA-03-NEWSLETTER-2015-04-04_002Igreja em Saída

A Campanha da Fraternidade 2015 convida a refletir, meditar e rezar a relação entre Igreja e sociedade. Baseado nesse princípio e seguindo as orientações do Papa Francisco, Pe. Reinaldo explica que a ação nas obras sociais é um trabalho da “Igreja em saída”, ou seja, “a igreja que vai ao encontro, que sai da sua estrutura física e vai ao encontro do povo, principalmente dos doentes, pobres e marginalizados”, explica.

Embora o projeto tenha suas raízes seguindo os princípios da CF 2015, ele não permanecerá somente no período quaresmal (tempo que acontece a Campanha da Fraternidade), a intenção é realizá-lo ao longo de todo o ano.

“A CF tem trabalhado com temas sempre muito atuais, então não pode ficar apenas no tempo quaresmal. Temos o intuito de tornar o tema ainda mais conhecido. Ele já é rezado, praticado nas comunidades, tem uma boa reflexão, os padres rezam nas celebrações, então nosso intuito é trabalhá-lo na forma prática, é realizar de fato o lado prático”, conta Pe. Reinaldo.

Cerca de 500 voluntários entre religiosos, seminaristas e fiéis leigos participaram dos trabalhos nos meses de fevereiro e março. Pe. Reinaldo avalia de forma muito positiva os resultados que os trabalhos têm alcançado.

“Ficamos encantados com a acolhida que tivemos. As pessoas estão carentes de visitas, carentes da palavra de Deus, estão carentes dos Sacramentos. Então, quando vamos ao encontro deles e sempre muito emocionante. Somos recebidos com alegria e muito carinho”, conta.

Próximas visitas

Das cinco regiões onde, ao todo, acontecerá a ação social, duas já foram concluídas contemplando os setores trindadenses: Sul, Estrela do Oriente, Vila Redenção, Vila Amador, Vila Santo Afonso, Decolores, Mariápolis, Bela Vista e o Residencial Vieira. As próximas edições seguem pelos meses de abril, maio e junho, nos setores: Vida Nova, Sol dourado e Maria Eduarda.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno