Notícias

Paramentação litúrgica: a vestimenta dos sacerdotes

Saiba mais sobre as vestes utilizadas pelos Missionários Redentoristas durante as celebrações litúrgicas.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2015_04_22_003O quadro Fique Por Dentro, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 22, mostrou detalhes de como é a paramentação litúrgica. O Missionário Redentorista Pe. Báulio Róger explicou quais são as principais vestes utilizadas pelos sacerdotes durante as celebrações litúrgicas na Igreja. (Assista ao vídeo abaixo)

“A túnica é a primeira veste colocada sobre o hábito dos religiosos, ou mesmo sobre a veste clerical ou civil, que o sacerdote usa. Ela também pode ser utilizada por acólitos, coroinhas, diácono e pelo bispo. A estola tem um sentido especial para recordar a autoridade espiritual do sacerdote que a utiliza. E nós temos a casula, uma veste bem ampla para representar o fardo suave de Cristo, o julgo suave que o sacerdote deve levar consigo, sabendo, é claro, das consequências tanto espirituais quando temporais do seu Ministério. O singulo é um paramento, um objeto que é usado para manter a estola e a túnica fixas, firmes no corpo do padre”, explicou Pe. Bráulio.

Veja também: 

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2015_04_22_001Sobre o hábito, o Missionário Redentorista afirmou que não é um paramento litúrgico: “Se compararmos a algo mais acessível ao nosso dia a dia, o hábito é como se fosse um uniforme, que identifica as diversas congregações ou ordens dentro da igreja”.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno