Notícias

A grandeza do Pai na forma escrita

Saiba mais sobre o uso dos pronomes quando se referem à denominação da Santíssima Trindade.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2015_05_14_003O quadro Você Sabia?, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 14, explicou porque os folhetos usados na missa trazem alguns pronomes com as iniciais maiúsculas. Muita gente tem essa dúvida. Confira os esclarecimentos sobre essa questão. (Assista ao vídeo abaixo)

Nos folhetos temos “Ele” e “Vós”, por exemplo, escritos com as primeiras letras maiúsculas. O professor e especialista em Língua Portuguesa Carlos André Nunes esclareceu o motivo: “’Vós’, que seria um pronome pessoal do caso reto, passa a ser um substantivo próprio. Este ‘Vós’ refere-se exatamente ao Pai. É como se eu dissesse ‘Deus’. Como Deus é um substantivo próprio, obrigatoriamente o ‘Vós’, que o substitui, é colocado com inicial maiúscula, por derivação imprópria”.

Veja também:

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2015_05_14_005Outros pronomes que também são usados com frequência são “Aquele”, “Mim”, “Ti” e “Seu”. Também é possível encontrá-los nos folhetos. E o pronome “Vós” ainda tem um significado especial para os católicos. “Os católicos têm a noção da chamada Tríplice Trindade. E essa lógica é que faz com que o “Vós” seja utilizado desta maneira. Inclusive, em orações como o Pai Nosso. Ocorre que, o “Vós”, hoje em dia, é utilizado para mostrar a grandeza, teoricamente, do Pai, Filho e Espírito Santo”, ressaltou o especialista.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno