Notícias

Pentecostes: o Espírito Santo sobre a humanidade

Pe. Abdon Guimarães fala sobre a solenidade celebrada pela Igreja no próximo domingo, 24 de maio.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_05_18_001A entrevista exibida no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 18, destacou mais uma celebração importante para a Igreja: a Solenidade de Pentecostes. No próximo domingo, 24 de maio, os católicos são convidados a relembrar a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo e toda a humanidade. Quem falou sobre o tema foi o Missionário Redentorista, Pe. Abdon Guimarães. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: O que a Igreja celebra em Pentecostes?

Pe. Abdon Guimarães: Podemos dizer que nós celebramos o coroamento deste ciclo pascal, encerrando o Tempo Pascal. Então, nós celebramos Pentecostes, fazemos novenas, vigílias e no hemisfério Sul, nós temos a grande graça de poder celebrar também a nossa Semana da Unidade dos Cristãos.

Talíta Carvalho: Como acontece a celebração neste dia? Tem alguma diferença das missas dos demais dias do ano?

Pe. Abdon Guimarães: Cada comunidade se organiza da maneira que acha necessário, que é bom para poder fazer . Tem pessoas que passam a noite em oração, outros passam três dias. Então, depende da comunidade, como ela faz os próprios movimentos, que fazem nesta celebrações.

Talíta Carvalho: É um momento de muita reflexão, não é mesmo?

Pe. Abdon Guimarães: De muita reflexão e, porque não dizer, de muito ardor, porque a Festa do Espírito Santo é fogo, é aquele que queima, que arde em cada um de nós. Então, é um tempo de renovação espiritual.

Talíta Carvalho: Como a Bíblia trata a vinda do Espírito Santo, de Pentecostes?

Pe. Abdon Guimarães: Ela relata para nós que passado 50 dias da Ascensão de Jesus aos céus, Maria estava reunida com os apóstolos em oração, e naquele momento, que eles estavam reunidos, é bom ressaltarmos isso: o Espírito Santo só vem quando a comunidade está reunida. Então, ele vem como labareda de fogo, pousou sob os discípulos, eles ficaram com aquele fogo, o Espírito Santo, que queima por dentro, e a partir daquele momento, todos eles receberam a garça e dom do Espírito Santo.

Talíta Carvalho: Como que o Espírito Santo age em cada um de nós, cristãos?

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_05_18_002

Pe. Abdon Guimarães: De modo especial, temos que lembrar da humildade. Para que o Espírito Santo possa agir sobre nós é preciso de muita humildade, de muita fé e abertura de coração, pois sem isso, nós não poderemos receber o Espírito Santo. Ele é simplesmente graça, ele vem para aqueles que estão dispostos para uma abertura de alma e de espírito.

Talíta Carvalho: A gente sabe que a celebração de Pentecostes marca o fim do Tempo Pascal. Qual o período se inicia agora na Igreja, e como se segue a Liturgia a partir deste momento, padre?

Pe. Abdon Guimarães: Nós temos três momentos do ciclo litúrgico na igreja. Primeiro é o Natal, que vem com o Advento; depois nos temos a Páscoa, que termina com a Festa de Pentecostes; e depois vem o Tempo Comum, que podemos dizer que ele existe porque terminaram as grandes solenidades e agora vamos entrar no cotidiano, mas com isso não quer dizer que não tenha nada de especial. Tem sim, pois nós já celebramos, coroamos e agora todos os domingos, de modo especial, é a nossa Páscoa semanal, que nós fazemos. Cada dia temos uma missão, de sermos sal da terra e luz do mundo.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno