Notícias

Padre instrui sobre comportamento em missas

O quadro Fique por Dentro mostra como o devoto deve se portar dentro da igreja.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2015_07_29_006Você sabe como se comportar dentro da igreja, como forma de demonstrar respeito e carinho ao Divino Pai Eterno? É o que o quadro Fique por Dentro, do Programa Pai Eterno desta quarta, 29, mostra.

Na última ceia, Jesus disse aos discípulos: “Fazei isto em memória de mim” (1Cor 11,24). E é atendendo a este pedido de Cristo que todos os católicos devem participar das missas, em um momento que é para confirmação da vida cristã. Respeito e atenção são muito importantes em todos os momentos da celebração eucarística.

Alguns cuidados devem ser tomados. Um deles é em relação à forma de se vestir. É importante evitar chapéus, bonés, óculos escuros, ou roupas curtas ou muito decotadas. “Vindo à igreja, você vem a um espaço sagrado e de oração, que requer vestimentas adequadas ”, explica o pároco do Santuário N. Sra. do Perpétuo Socorro, Pe. João Otávio Martins.

Importante também chegar antes do início da celebração, pois, assim, o devoto consegue acompanhar o rito da missa desde o começo e terá o tempo para entrar em clima de oração. Ao entrar na igreja, não se esqueça de cumprimentar o Senhor. E, antes de encontrar um dos bancos para se sentar, procure a Capela do Santíssimo e peça a bênção do Pai Eterno por meio de Seu filho, Jesus, na Hóstia Consagrada. “Diante do Santíssimo Sacramento, a gente deve ter a postura de reflexão profunda, de oração e adoração a Jesus Cristo, que está presente na Hóstia Consagrada”, pontua Pe. João Otávio.

As crianças são sempre bem-vindas, pois este é também um momento de muito aprendizado sobre a vida cristã. Nas missas, os pais, avós ou responsáveis devem ensiná-las a rezar e a ter respeito pela celebração da eucaristia. “A criança tem dificuldade de atenção, mas, com o tempo, a gente vê que elas entendem o que é a missa e participam ativamente”, diz Pe. João.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2015_07_29_003O devoto Claudivan Alves explica sobre o comportamento da filha durante a celebração: “Aos domingos, ir à missa é lei, não pode faltar. E nós ensinamos a ela a se comportar na Casa de Deus, com respeito e oração”.

Se o devoto for à missa acompanhado de amigos ou familiares, ou encontrar alguém conhecido, deve evitar ficar conversando durante a celebração. Pe. João Otávio explica: “Se você fica falando com a pessoa que está ao lado, isso atrapalha a atenção de outra pessoa que quer participar. É importante de que todos venham com a certeza de que, ao entrar na igreja, vai silenciar-se”.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2015_07_29_002Um assunto que também causa bastante polêmica entre os fiéis e a própria igreja é o uso do celular durante a celebração. O ideal é que ele fique desligado, pois este é um momento totalmente dedicado a Jesus.

No momento da comunhão, coloque-se em condição de respeito e contrição. Acolha Jesus em seu coração e em sua vida. “É um momento sagrado e importante, sabendo que, na sua mão, está Jesus Cristo”, diz Pe. João. “Você coloca a mão esquerda em cima da mão direita. E, com a mão direita, você pega a Hóstia Consagrada e coloca na boca”, ensina o padre.

Veja também: 

O Programa Pai Eterno vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store