Notícias

Saiba mais sobre o processo de formação para a vida religiosa

O período é de discernimento, aprendizado e preparação dos jovens que optam por seguir este caminho.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2015_08_05_004O processo de formação para vida religiosa foi o tema do quadro Fique Por Dentro exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 5. Com início ainda na adolescência, é um período de discernimento, aprendizado e preparação dos jovens que optam por seguir o caminho religioso.(Assista ao vídeo abaixo)

No seminário é onde tudo começa. “É a etapa de formação inicial para o jovem que se sente chamado por Deus para ser missionário irmão ou um padre. O jovem que é chamado por Deus para ser um missionário, ingressa no período inicial em Trindade, no Seminário Padre Pelágio, com idade mínima de 14 anos”, explica Pe. Frederico Hozanan.

O Missionário Redentorista ressalta ainda que nesta etapa o jovem se dedica ao discernimento vocacional e já recebe vários ensinamentos. “Ele é convidado a se desenvolver como pessoa humana, além, é claro, de crescer na vida cristã. Então, todos os valores que estão ligados à vida de Cristo e à Igreja são repassados aos jovens para que eles possam, de forma mais madura, servir a Deus na Igreja”.

O seminário é dividido em diferentes fases de formação. Uma delas se chama postulantado, período de três anos em que os jovens cursam Filosofia. “É um período de formação acadêmica que o jovem, além da preparação interna religiosa, tem também acesso à faculdade”, pontua Pe. Frederico.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2015_08_05_005Em média, no seminário, os jovens ficam de 8 a 11 anos. Depois desse tempo, já estão preparados para entrar no noviciado. Tempo de contato mais intenso com a vida religiosa. Neste período, os noviços se dedicam a conhecer mais sobre a vocação e começam a ter suas primeiras experiências enquanto um religioso.

De acordo com Pe. Frederico Hozanan é o momento de se fortalecer para continuar a caminhada na fé e passar pelas próximas etapas de formação. “É um tempo especial de aprofundar o sentimento de pertencer a Congregação e tempo de preparação especial para a consagração religiosa. O jovem fica ali um ano se preparando intensamente para emitir os primeiros votos de pobreza, obediência e castidade”, ressalta.

O noviciado dura um ano e é mais uma das etapas da formação seminarística. É, também, a última antes dos votos religiosos. Um período de conhecimento intenso sobre a vida e carisma redentorista. “É no noviciado que o jovem tem esse contato mais intenso e mergulha na espiritualidade, no carisma da Congregação, tem acesso a uma história mais aprofundada da própria consagração, como também dos santos redentoristas. Então, ele vai ter essa preparação mais aprimorada para essa consagração religiosa no noviciado”, conclui Pe. Frederico.

O Programa Pai Eterno vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno