Notícias

Transfiguração do Senhor: olhar direcionado ao rosto de Jesus Cristo

Festa Litúrgica é celebrada pela Igreja Católica nesta quinta-feira, 6 de agosto.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2015_08_06_001Nesta quinta-feira, 6, a Igreja celebra a Transfiguração do Senhor. O quadro Você Sabia, exibido no Programa Pai Eterno de hoje, trouxe mais detalhes sobre este momento em que os católicos são convidados a dirigir o olhar para o rosto do filho de Deus, a exemplo dos apóstolos Pedro, Tiago e João. (Assista ao vídeo abaixo)

Pe. Éverson de Faria Mello explica que esses foram os apóstolos que viram a Transfiguração do Senhor no alto do monte Tabor, localizado na Galileia. “A Transfiguração é a maneira como é mostrada para a humanidade, não só para aqueles três discípulos, mas para a humanidade, a manifestação da divindade de Jesus. Tanto é assim que, o Pai, na hora da Transfiguração, vai proclamar: ‘Este é meu filho muito amado. Escutem! Este é meu filho amado no qual coloquei todo o meu bem querer’”.

Este episódio está relatado no Novo Testamento. Em uma das leituras, Mateus diz que Jesus se transfigurou diante dos apóstolos, “Seu rosto resplandeceu como o Sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz”. Nos Evangelhos, além da Crucificação e Ressurreição, por exemplo, a Transfiguração também é um dos grandes marcos na vida de Jesus.

Veja também:

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2015_08_06_002“Os três Evangelhos logo colocam a revelação de Jesus, que Ele será o homem das dores. Jesus, logo em seguida, mostra para os discípulos, Ele que está sendo proclamado como filho de Deus, mas é aquele que será perseguido, condenado e morrerá em uma cruz”, ressalta Pe. Éverson.

Ainda segundo o Missionário Redentorista, este momento deve ser pensado e vivenciado pelos cristãos, de forma que a fé se fortaleça ainda mais. “A Festa da Transfiguração mostra este Deus, e é por isso que nós podemos acreditar em Jesus, Ele que se manifestou na Transfiguração vai depois mostrar a Transfiguração total na sua ressurreição e ascensão ao céu, e aí é o embasamento da nossa fé”, afirma.

Em algumas paróquias existem celebrações especiais sobre esta Festa Litúrgica. O momento é de reconhecer que Jesus é a única morada do cristão. “A Igreja faz um convite para celebrarmos também a nossa Transfiguração, que, assim como em Jesus, em dois tempos, naquele momento junto com os apóstolos, depois da Transfiguração de Jesus, na Ressureição e Ascensão, nós também somos transfigurados”, completa.

O Programa Pai Eterno vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store