Notícias

Semana da Família integra o Mês das Vocações

Pe. Cleidimar Moreira fala sobre a importância do papel de cada membro da família perante a sociedade e a Igreja.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_08_10_001No último domingo, 9 de agosto, teve início, para a Igreja no Brasil, a Semana da Família. No Mês das Vocações, este momento é totalmente dedicado à vocação familiar. Afinal, todas as outras vocações começam na família, a base forte da vida dos cristãos. Foi sobre este assunto que o Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 10, exibiu entrevista com o Pe. Cleidimar Moreira, pároco da Paróquia Sagrada Família em Goiânia (GO). Ele ressaltou a importância do papel de cada membro da família perante a sociedade e a Igreja. (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Padre, por que a Igreja dedica uma semana em especial às famílias?

Pe. Cleidimar Moreira: Creio que o Dia da Família é o ano inteiro, pois todos os dias convivemos com a nossa família. Porém, é separado este tempo importantíssimo para refletirmos o papel de Maria, José e Jesus, que foi importante para que nós estivéssemos aqui neste instante. Então, o papel de cada um dentro da sua casa também é importante ser refletido, para que não se perca dentro da família, e para que a própria família não se perca como família. Se cada um assumir o seu papel de pai, mãe e filho dentro de casa, tenho certeza de que ela será uma família unida, vivendo em equilíbrio.

Douglas Branquinho: O Papa Francisco tem falado muito na família, dado muita importância à família. O Sínodo dos Bispos também vai tratar da família. Como que vocês, nas Paróquias em geral, especialmente aqui na Sagrada Família, vão tratar esse assunto, levar esses valores às famílias?

Pe. Cleidimar Moreira: A Igreja sempre valorizou a família. Nós sempre sabemos que a família é a base de toda a sociedade. Então, nós estamos esperando com uma expectativa muito grande, porque no nosso meio tem várias realidades de segunda união, que estão na expectativa do que se resolverá neste Sínodo para esses casais de segunda união. Eu tenho certeza de que, com a resolução que acontecerá lá, nós teremos uma oportunidade da família ter, novamente, a cara de uma família cristã.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_08_10_003Douglas Branquinho: Padre, qual o papel de cada um: Maria, José e Jesus?

Pe. Cleidimar Moreira: Importantíssimo que nós assumamos este papel. José recebe uma missão de acolher uma mulher que estava grávida e, ele era um homem que ouvia a Deus. Este é um papel importantíssimo dentro de casa para os pais, o homem, o pai de família, que tem que ser temente a Deus, que ouve a Deus, coloca o joelho no chão e leva a família para Deus. Também temos o papel de Nossa Senhora, que recebe a visita do anjo, e simplesmente leva um susto, mas vinha sendo preparada para isso, e diz o “sim”. Então, ela é aquela, que em silêncio assume seu papel dentro de casa. Por último, nós temos Jesus, o filho de Maria e José, que a partir do momento que Ele tem a compreensão de que a missão Dele era divina, depois com isso, Ele vai discernindo que era o filho de Deus, e depois vamos vendo isso nos sinais posteriores ao seu sofrimento, morte e ressurreição. Naturalmente, antes, a vida de Jesus vem indicando que Ele era o filho de Deus. Então, qual o papel do Pai? É levar o filho a realizar sua missão, em especial, nós cristãos, o pai e a mãe, levar os filhos para uma vida cristã autêntica e verdadeira, para que o nome de Cristo e da Sagrada Família não sejam esquecidos, e para que a família viva intensamente para aquilo que ela foi formada, vivendo em harmonia, para que nossa sociedade também seja mais harmônica e mais cheia de paz.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno