Notícias

Parabéns, Trindade!

Capital da Fé de Goiás comemora 95 anos de história marcada pela fé e devoção.

DESTAQUE_ESPECIAL_2015_08_31_002O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 31, exibiu uma homenagem especial a Trindade pelos seus 95 anos. Conhecida também como a Capital da Fé de Goiás, a cidade tem sua história marcada pela fé e devoção que reúnem milhares de devotos em nome do amor ao Divino Pai Eterno. (Assista ao vídeo abaixo)

Tudo começou por volta de 1840 quando o casal mineiro Constantino Xavier e Ana Rosa encontrou o Medalhão com a Imagem da Santíssima Trindade corando a Virgem Maria. Eles eram lavradores e encontraram o objeto durante o trabalho às margens do Córrego Barro Preto.

Cheios de fé, os dois passaram a rezar diante do Medalhão. Milagres começaram a acontecer e a devoção foi alcançando cada vez mais pessoas. O povoado de Barro Preto foi atraindo peregrinos e se tornando um lugar bem movimentado. Até que em 1920, o lugarejo se tornou uma cidade. Nascia ali, a partir da fé e da devoção, o município de Trindade.

O local é marcado pela fé e por inúmeras histórias de vida. Muitos romeiros deixaram de ser apenas visitantes e se tornaram moradores, como foi o caso da devota Doralice de Farias Borges, que saiu de Anicuns (GO) e já mora em Trindade há 30 anos. “O Divino Pai Eterno é muito bom. Eu tenho o voto de morar aqui e sou muito feliz”, afirma.

Já a família do devoto Antônio Alves chegou muito antes da Doralice. Os avós dele moravam em Minas Gerais e vieram para cá com os filhos, logo que ficaram sabendo das graças que estavam acontecendo por aqui. “Minha família veio em 1880, em 1840 descobriu-se o Medalhão em Trindade. Mais ou menos na década de 50 houve o comentário dos milagres que estavam sendo realizados em Trindade”, lembra.

Veja também:

DESTAQUE_ESPECIAL_2015_08_31_008Moradora de Trindade, Iraci Borges, hoje com 90 anos, se recorda de como era o local onde, hoje, é o Santuário Basílica. Chegou a Trindade em fevereiro de 1951. “Era mato. Os alicerces estavam atolados no meio do mato”, recorda.

Recordações não faltam e todas elas são motivo de alegria e orgulho para quem mora na cidade. Trindade hoje é conhecida no Brasil e no exterior,  e recebe milhares de peregrinos durante o ano inteiro. Muitos deles já andaram no táxi do Wendel Costa, que nasceu na cidade e faz questão de receber bem os que chegam para visitar sua cidade. “O movimento mesmo, o turismo, aumentou de certo tempo para cá, inclusive eu sempre trabalhei em Goiânia e hoje sou taxista aqui em Trindade, não preciso mais sair daqui para trabalhar. Mudou muito”, comemora.

Hoje, 31 de agosto, é dia de comemorar. Trindade completa 95 anos, todos eles marcados por lindas histórias e grandes milagres do Divino Pai Eterno. Parabéns, Trindade!

O Programa Pai Eterno vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno