Notícias

Trindade: Uma cidade que cresce pela fé

Completando 95 anos, o município tem sua origem e evolução diretamente ligadas à devoção ao Divino Pai Eterno.

DESTAQUE_SANTUARIO_BASILICA_2015_08_31_002Cidade pequena, interiorana e muito acolhedora. Trindade é retrato de um lugar onde a fé de pessoas simples e muito devotas atravessou fronteiras e alcançou corações de fiéis em todas as partes do Brasil. Localizado na região metropolitana de Goiânia (GO), o município que nasceu e cresce pela devoção ao Pai Eterno é, hoje, conhecido como Capital da Fé de Goiás. No dia 31 de agosto deste ano, completa 95 anos.

Nessas décadas, muitas histórias foram vivenciadas no lugar. Uma delas é a de Iraci Borges. Com mais de 90 anos, a professora aposentada mora no município há 64 e se declara: “Amo Trindade com todo o meu coração. É o meu lar”.

Iraci guarda como lembrança especial a conclusão da igreja nova, que hoje é o Santuário Basílica. Ela conta que quando se mudou para cá, em 1951, os alicerces ainda estavam atolados no mato. “Os Missionários Redentoristas trabalharam muito. Foi uma alegria muito grande ver a igreja ficar pronta, porque a igrejinha [Igreja Matriz] não cabia mais, como hoje já não cabe na Basílica também”, lembra.

Assim como ela, Maria Angélica Braga Pereira, conhecida por Dona Mariquinha, é muito feliz por morar na Capital da Fé de Goiás. Ela tem 94 anos e é moradora da cidade desde 1927, quando tinha apenas 6 anos de idade. “Agradeço ao Pai Eterno todos os dias por ter me trazido para Trindade. Não troco isso aqui por nada, nem por ninguém”, afirma.

Comparando tempos antigos aos atuais, principalmente durante o período de Romaria, ela constata: “Cresceu demais. Hoje é muito diferente, vem gente não sei nem de onde e vira um formigueiro a cidade. Mas, acho bom demais, gosto de ver esse tanto de gente”.

Desenvolvimento

Por volta de 1840, o local, que era conhecido como região do Barro Preto, já era povoado por algumas famílias vindas de outros cantos do Brasil. Na época, o casal de lavradores Constantino e Ana Rosa Xavier descobriu algo que traria toda a importância e significado do nome que, anos mais tarde, seria escolhido para a futura cidade: Trindade.

O encontro de um Medalhão com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – coroando a Virgem Maria deu origem à Romaria do Divino Pai Eterno, também conhecida como Festa de Trindade, que acontece anualmente e tem reunido milhares de pessoas. A devoção cresceu e, atualmente, Trindade recebe, ao longo de todo o ano, em torno de 5 milhões de visitantes nos pontos religiosos e turísticos da cidade.

DESTAQUE_MATRIZ_DE_TRINDADE_2015_08_31_001Centenas de caravanas chegam todos os meses. Semanalmente, cerca de 5 mil fiéis visitam a Capital da Fé. Este ano, somente durante os dez dias da Romaria anual, entre os dias 26 de junho e 5 de julho, foram cerca de 2,8 milhões de romeiros.

Apesar de ser uma cidade pequena, Trindade caminha para o crescimento. O primeiro Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feito na região, no ano de 1940, mostrou o número de 9.738 habitantes. Passados 70 anos, essa quantidade subiu consideravelmente e, no Censo 2010, Trindade aparece com mais de 104 mil habitantes. Quatro anos mais tarde, em 2014, a população já era estimada em mais de 115 mil.

A construção do Novo Santuário, além de expressar o aumento da devoção ao Pai Eterno, reflete esse desenvolvimento e traz esperança de um futuro promissor. A obra teve início em 2012 e ainda há muito trabalho pela frente, tanto para a Igreja, quanto para a cidade, que também deve se preparar para acolher milhares de romeiros que ainda devem passar por aqui, buscando paz e o amor de Deus Pai.

“Estamos construindo um Santuário que talvez concretize nossa esperança de uma cidade em desenvolvimento crescente. Estamos desejosos de que a cidade acompanhe essa construção para que ela seja um adendo do munícipio e o município um adendo dessa construção”, destaca o Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. Robson de Oliveira.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store