Notícias

O que é o Lecionário?

Saiba mais sobre este livro utilizado para organizar a leitura durante as celebrações.

BILIA-5O quadro Você Sabia?, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 3, trouxe mais detalhes sobre o Lecionário, o livro utilizado para organizar a leitura durante as celebrações. Quem falou sobre o assunto foi o Missionário Redentorista Pe. Idemar Costa. (Assista ao vídeo abaixo)

“Os Lecionários são utilizados no momento da Liturgia da Palavra. Tem o Lecionário do Tempo Comum, dos Tempos Festivos, Missas Votivas e tem o Lecionário Semanal. Além destes nós temos também o Evangeliário, que é o livro utilizado aos domingos como centro da celebração da Palavra, o Evangelho”, explica Pe. Idemar.

O Lecionário foi uma forma encontrada para organizar a leitura nas celebrações. Ele fica na mesa da Palavra. “Antes da Idade Média, tanto judeus, como cristãos, nos momentos celebrativos, utilizavam qualquer leitura, independente do contexto, do momento, pegavam aleatoriamente e a usavam. A Igreja, tanto judaica quanto a cristã, a partir da Idade Média sentiu a necessidade de organizar a sua Liturgia da Palavra. Aí, então, vieram os Lecionários”, pontua o sacerdote.

Veja também:

CELEBRACAO 2015_07_25 7H-11Pe. Idemar explica ainda que são vários tipos, cada um de acordo com o Tempo Litúrgico: “Aí vem uma situação da necessidade de se distribuir esse Ano Litúrgico em três momentos, A, B e C, para poder contemplar os Evangelhos e também leituras que complementassem ou que fossem em direção daquilo que a Igreja propunha para aquele domingo”.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Iara Farias dos Santos
    15/5/2022 - 10:01:43

    Gostei muito do explicação sobre o Lecionário.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno