Notícias

Vila São Cottolengo oferece Caiaqueterapia

Nova atividade ajudará no processo de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiências.

Screen Shot 2015-09-02 at 09.35.46O quadro Em Nome da Vida, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 3, destacou a nova atividade que está sendo oferecida aos pacientes da Vila São Cottolengo, em Trindade (GO). A novidade por lá é a Caiaqueterapia, que ajudará no processo de reabilitação das pessoas com deficiências. (Assista ao vídeo abaixo)

O local é diferente de tudo o que eles estão acostumados. Eles ficam cercados por árvores e muito verde, por isso o lazer está aliado à natureza. Segundo o fisioterapeuta Thiago Henrique de Andrade, um ambiente bem relaxante. “A Caiaqueterapia tem como objetivo oferecer o caiaque como instrumento de reabilitação e habilitação dentro de um lago ou rio. No caso da Vila, o lago é o jardim da Vila, então além de trabalharmos o equilíbrio, coordenação motora, independência, seguir regras, a gente usufrui do ambiente natural que a Vila tem”, explica.

Ele ressaltou ainda o principal objetivo da terapia: “Objetiva principalmente objetivos físicos, psíquicos e sociais. Então, consigo trabalhar sobre o caique a força muscular, o equilíbrio, a resistência, a autonomia e a autoestima”.

O lago fica na área externa da Vila São Cottolengo, mas antes os pacientes treinaram na piscina, um tempo dedicado à adaptação. “Por ser um ambiente mais estável é muito mais fácil assistir o paciente ali e ele perceber que é muito mais prazeroso do que uma coisa que dá medo”, afirma.

Veja também:

Screen Shot 2015-09-02 at 09.35.01O lago tem cerca de seis mil metros. O espaço já existia e apenas passou por uma revitalização para voltar a ser utilizado. De acordo com a diretora administrativa da Vila, Ir. Márcia Simões, foram cerca de dez meses de trabalho para proporcionar mais qualidade de vida aos internos. “A gente viu essa necessidade de arranjar essa terapia que de certa forma dessa qualidade de vida melhor e mais saldável aos nossos pacientes e que na verdade desse a eles essa necessidade que eles têm: a força nos membros superiores”, pontua.

A receptividade dos internos e pacientes tem sido muito boa e já há alguns casos de melhorias “Teve um paciente que ficou com uma sequela de acidente automobilístico e ficou tetraplégico e começou a ganhar equilíbrio no caique e, hoje, ele já toca a cadeira de rodas sozinho, pois ele ganhou mais segurança no troco e nos membros. Ele adquiriu mais segurança em fazer alguns movimentos”, lembra Thiago.

As atividades acontecem uma vez por semana com cada grupo. Eles ficam no caiaque por cerca de meia hora. A nova atividade já vinha sendo planejada há algum tempo e foi discutida com profissionais de diversas áreas.

“Nesta busca nós vimos com todos os outros profissionais que era muito importante estar aqui neste momento e fazer este caiaque neste lago que Deus nos deu de presente. Trazemos os paciente para cá, eles têm outro ambiente, são muito mais saudáveis aqui fora e ficam felizes da vida”, conta Ir. Márcia Simões.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno