Notícias

Igreja celebra a Exaltação da Santa Cruz

Pe. José Luís da Silva fala sobre a data dedicada à reflexão da cruz como instrumento de salvação.

ENTREVISTA_01A Igreja celebra nesta segunda-feira, 14, a Exaltação da Santa Cruz. Sobre essa Festa Litúrgica, o Programa Pai Eterno exibiu entrevista especial com o Missionário Redentorista Pe. José Luís da Silva, formador no Seminário Santa Cruz. Segundo ele, um dia especial, que os cristãos devem refletir sobre a cruz como um instrumento de salvação. (Assista ao vídeo abaixo)

Tálita Carvalho: Padre, o que é a exaltação da Santa Cruz?

Pe. José Luís: A Festa da Santa Cruz é um instrumento de salvação. Ela nos conduz a Jesus Cristo. Então, a Festa da Santa Cruz é exatamente poder celebrar naquele madeiro da Santa Cruz, o Salvador da humanidade, a nossa salvação.

Talíta Carvalho: Como a Igreja celebra essa data?

Pe. José Luís: É um dia especial em que toda a Igreja no mundo celebra o dia 14 de setembro como deve celebrar. Como é através das missas, que nós celebramos na data, também existe um livro da Igreja Católica, que nós chamamos de Liturgia das Horas, que contém o formulário próprio para a oração da Igreja, dos padres, dos religiosos, mas também não só deles, todos os leigos podem ter acesso por alguns sites, inclusive falando sobre liturgia das horas e rezar até mesmo através da internet, do computador.

ENTREVISTA_02Talíta Carvalho: Desta forma, o cristão pode participar da celebração da Exaltação da Santa Cruz participando com orações mesmo?

Pe. José Luís: Exatamente. Às vezes, nós falamos Exaltação da Santa Cruz e os fies só relacionam a cruz, mas às vezes este relacionar a cruz fica somente em uma crendice da cruz com o crucifixo, mas a nossa celebração, hoje, relata não somente as cruzes, mas a cruz de Cristo, que foi exaltada, que a Igreja celebra. É por isso que nós convidamos os fieis a celebrarem conosco.

Talíta Carvalho: Sabemos que a cruz é um dos grandes símbolos da fé cristã, mas os cristãos podem olhar para ela e não se recordarem apenas do momento da morte de Cristo?

Pe. José Luís: O Cristão pode olhar para a cruz e ver só o sofrimento, talvez não entender a salvação em Deus, que passa pelo sofrimento. Cristo ressuscitou, e vive no meio de nós. Os cristãos devem aprender a viver essa dimensão da cruz como entrega, doação, como Ele se entregou totalmente por nós e pela humanidade na cruz, salvando-nos.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno