Notícias

Quanto tempo levou para ser escrita a Bíblia?

Pe. João Paulo Santos de Souza explica que os livros foram escritos durante séculos.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2015_09_16_001A Bíblia, o Livro Sagrado, ao longo dos tempos gerou muitas dúvidas entre os cristãos. No quadro Fique Por Dentro, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 16, o padre João Paulo Santos de Souza respondeu uma das perguntas muito frequentes: Qual foi o tempo de formação do texto bíblico? Quanto tempo levou para que todo o conteúdo da Bíblia fosse escrito? (Assista ao vídeo abaixo)

“Geralmente as pessoas pensam que a Bíblia, como nós a temos hoje, já foi feita por um autor simplesmente em um período só. É interessante quando a gente descobre que a houve um longo período de formação. São vários livros, vários autores, embora inspirados por um único autor, mas em um período de pelo menos sete séculos de formação”, explicou o Missionário Redentorista.

Foram muitas discussões até chegar a essa Bíblia que a gente vê hoje. De acordo com Pe. João Paulo, na época em que os textos foram escritos, nem todos foram considerados como canônicos. “Os textos foram definidos canonicamente, pela Igreja, somente no Conselho de Trento, em 1546, depois da Reforma Protestante, com todas aquelas dificuldades de quais livros eram verdadeiramente inspirados por Deus, que a Igreja, no Conselho, definiu”, contou.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2015_09_16_004A Sagrada Escritura conta com 73 livros, sendo 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. “Para cada pessoa que lê a Bíblia, é importante tomar consciência do quanto a Igreja sofreu para poder conservar estes textos. No período de perseguição, muitas pessoas deram a vida para isso, porque quem guardava os rolos das Sagradas Escrituras corria risco de vida. Muitos bispos, pais de família, por conservar estes textos, perdiam a própria vida. Hoje a gente tem o texto belo em mãos, mas nem sempre foi assim tão fácil conservá-los”, ressaltou o sacerdote.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store