Notícias

O idoso, a sociedade e a fé

Coordenadora nacional da Pastoral do Idoso fala sobre os desafios enfrentados nos dias de hoje.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_09_21_001Em comemoração ao Dia dos Idosos, celebrado no próximo dia 27 de setembro, o Programa Pai Eterno exibiu nesta segunda-feira, 21, um bate papo especial com a coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Ir. Terezinha Tortelli,sobre os idosos inseridos na realidade do país, da sociedade e da fé. Ela ressaltou o trabalho de evangelização da Pastoral, realizado em busca da melhor qualidade de vida dos idosos.(Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Quais são os desafios vividos hoje pela pessoa idosa no Brasil e no mundo?

Ir. Terezinha Tortelli: São muitos os desafios. No Brasil, de maneira especial, pois considera-se que este século será o século do envelhecimento. Nós temos que nos organizar e organizar o serviço de apoio, de atendimento. Esse é um grande desafio hoje para o Brasil, ou seja, para nós, enquanto sociedade civil, seja para os governos, seja para as famílias. Então, esse é um dos maiores desafios de hoje.

Douglas Branquinho: Como é a atuação da Pastoral da Pessoa Idosa?

Ir. Terezinha Tortelli: A missão principal é capacitar voluntários nas comunidades para fazerem visitas domiciliares mensais, que é o foco principal da Pastoral. Indo nas visitas, nós nos damos contas das necessidades. Vamos orientar as pessoas sobre a importância da atividade física, de ingerir líquidos, previne-se as quedas, incentiva-se que a pessoa idosa esteja em dia com as vacinas. Então, é a Igreja que vai ao encontro da pessoa idosa mais fragilizada.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_09_21_004Douglas Branquinho: O dia 27 de setembro é uma data nacional da pessoa idosa. E no dia 1º de outubro, uma data mundial. Neste período, qual é a mensagem para as pessoas? E quais são as ações que a Pastoral está programando?

Ir. Terezinha Tortelli: Nesta semana, chamada de Semana da Pessoa Idosa, cada comunidade se organiza a sua maneira. Não queremos comemorar só entre nós, pastoral, pois muitas entre outras entidades, instituições, também atuam na área do envelhecimento, das pessoas idosas. São celebradas caminhadas, passeatas, promovemos palestras, dias de convivência, e não pode faltar dentro da nossa expectativa, a nossa celebração a nível espiritual. Eu gosto muito de citar uma expressão muito feliz do nosso queridíssimo Dom Helder Câmara, que foi um ancião, morreu com mais de 90 anos, e trabalhamos também a questão da “intergeracionalidade”, então é importante a convivência dos jovens, das crianças com as pessoas idosas. Dom Helder usava a seguinte expressão: “O segredo de ser sempre jovem, mesmo quando os anos passam deixando marcas no corpo, é ter uma causa a que dedicar a vida”. Então, essa causa a que dedicar a vida, é importante que cada pessoa que tenha vontade de se empenhar, de se envolver com alguma causa boa, que venham para a Pastoral da Pessoa Idosa, tem tanta necessidade de mais gente, mais missionários, mais evangelizadores, que se disponham a fazer visitas domiciliar às pessoas idosas, mais fragilizadas e vulneralizadas.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno